Busca ativa de pacientes idosos edêntulos

diretriz necessária para atenção e vigilância em saúde bucal.

Autores

  • Luiz Guilherme Loivos de Azevedo FEPECS
  • Renata Costa Fortes mestrado profissional em ciências para saúde. Escola Superior em Ciencias da Saúde. Fundação de Ensino e Pesquisa em Cências da Saúde.
  • Ana Lúcia Ribeiro Salomon mestrado profissional em ciências para saúde. Escola Superior em Ciencias da Saúde. Fundação de Ensino e Pesquisa em Cências da Saúde.
  • Leila Bernarda Donato Göttems mestrado profissional em ciências para saúde. Escola Superior em Ciencias da Saúde. Fundação de Ensino e Pesquisa em Cências da Saúde.

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v29i02.293

Palavras-chave:

Idoso, Saúde bucal, Atenção Primária à saúde

Resumo

Objetivo: Este trabalho discute, com base na literatura e nos resultados de um estudo observacional analítico, de corte transversal, a importância em ser promovida uma reestruturação na atenção primária de saúde para o atendimento da população idosa pelas equipes de odontologia. Metodologia: Foi realizada revisão de literatura com objetivo de estruturar pesquisa observacional analítica destinada a analisar a influência do edentulismo total na qualidade de vida de indivíduo idosos. Resultado: A literatura consultada, em consonância com os resultados encontrados pelo estudo, indica a necessidade de ser implementada uma estratégia de trabalho diferenciado para idosos, com vistas a vincular essa população de forma efetiva e longitudinal com o serviço de odontologia da atenção básica. Conclusão: É fundamental que a atenção básica em saúde possua um modelo de trabalho que realize uma ´busca ativa` da população idosa, visando incorporar o idoso numa rotina regular de monitoramento bucal e odontológico e rompendo com a lógica habitual de ´queixa-consulta`.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15.04.2019

Como Citar

1.
de Azevedo LGL, Fortes RC, Salomon ALR, Göttems LBD. Busca ativa de pacientes idosos edêntulos: diretriz necessária para atenção e vigilância em saúde bucal. Com. Ciências Saúde [Internet]. 15º de abril de 2019 [citado 29º de março de 2024];29(02):105-12. Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/293

Edição

Seção

Saúde Coletiva

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)