Avaliação do Programa de Hospital de Ensino

um estudo de caso focado na gestante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v34i04.1390

Palavras-chave:

Avaliação em Saúde., Hospitais de Ensino, Cuidado Pré-Natal, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: O objetivo da avaliação foi verificar se os insumos e as atividades na maternidade seguem as normas preconizadas e classificar o grau de implantação das ações de adequação do Programa de Certificação. Método: Foi avaliada a conformidade dos componentes técnicos insumo e atividade em suas subdimensões disponibilidade e qualidade técnica, nas células operacionais “pré-parto” e “parto e pós-parto”, em dois momentos distintos: antes e durante a pandemia da COVID-19. Avaliação do tipo normativa, formativa de caso único. Resultados: O Programa está implantado conforme as normativas previstas, mesmo tendo havido perturbação no grau de conformidade do insumo e atividade durante o período pandêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edelaide Raquel Pilau Frazão, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal - SESDF

Mestre em Saúde Pública Médica, Hospital Materno Infantil de Brasília - HMIB, Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Brasília, Distrito Federal, Brasil

Elizabeth Moreira dos Santos, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Rio de Janeiro

Doutora em Saúde Pública. Médica, Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP-Fiocruz e Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

Gisela Cordeiro Pereira Cardoso, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Rio de Janeiro

Doutora em Saúde Coletiva. Psicóloga, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca- ENSP/FIOCRUZ, Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Adriana Haack de Arruda Dutra, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal - SESDF

Doutora em Ciências da Saúde. Nutricionista, Secretaria de Saúde do Distrito Federal Brasília, Distrito Federal, Brasil

Marcela Alves de Abreu, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Rio de Janeiro

Doutora em Saúde Coletiva. Psicóloga, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca- ENSP/FIOCRUZ,  Rio de Janeiro, Brasil

Referências

REFERÊNCIAS

Brasil. Ministério da Saúde e Ministério da Educação. Portaria interministerial GM/MS nº 1000 de 15 de abril de 2004. Certifica como hospital de ensino as instituições hospitalares que servirem de campo para a prática de atividades curriculares na área da Saúde. [Internet]. Diário Oficial da União. Brasília. Edição número 73 de 16/04/2004. [acesso em 2019 set 7]. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2004/pri1005_27_05_2004.html>.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria interministerial nº 285, de 24 de março de 2015. Redefine o Programa de Certificação de Hospitais de Ensino (HE). [Internet]. Brasília, 2015. [acesso em 2019 out 13]. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2015/prt0285_24_03_2015.htm>.

Brasil. Ministério da Saúde. MS, Opas, Conass e Conasems apresentam proposta de plano nacional para enfrentamento da mortalidade materna e infantil. [Internet]. Publicado em: 16/08/2021. [acesso em 2021 set 16]. Disponível em: https://aps.saude.gov.br/noticia/13457.

Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim epidemiológico, vol. 52, nº 29, ago. 2021. [Internet]. Brasília 2021. [acesso em 2021 set 16]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/ptbr/media/pdf/2021/agosto/9/boletim_epidemiologico_svs_29.pdf

Agência Brasil, [internet]. [citado em 2022 mai 28]. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-05/brasilteve-em-2021-media-de-107-mortes-cada-100-mil-nascimentos.

Ramos JGL, Sass N, Costa SHM. Pré-eclâmpsia nos seus diversos aspectos. São Paulo: Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia; 2017. [acesso em: 2019 set 16]. Disponível em: https://www.febrasgo.org.br/media/k2/attachments/12PRE_ECLAyMPSIA.pdf.

Brown MA, Magee LA, Kenny LC, Karumanchi SA, McCarthy FP, Saito S, et al. Hypertensive Disorders of Pregnancy: ISSHP Classification, Diagnosis, and Management Recommendations for International Practice. Hypertension [Internet]. 2018 Jul.; 72(1):24-43. [cited 2019 Jun 05]; Available from: doi: 10.1161/HYPERTENSIONAHA.117.10803.

Croda JHR, Garcia LP. Resposta imediata da Vigilância em Saúde à epidemia da COVID-19. Epidemiol Serv Saúde [Internet]. 2020;29(1):e2020002. [cited 2022 Ago 27]. Available from: https://doi.org/10.5123/S1679-49742020000100021

World Health Organization. Director-General’s opening remarks at the media briefing on COVID-19. [Internet]. [cited 2022 abr 14]. Available from: https://www.who.int/director-general/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefingon-covid-19---8-december-2021.

Brasil. Distrito Federal Decreto nº 40.530, de 18 de março de 2020. Altera o Decreto nº 40.528, de 17 de março de 2020, que estabelece ponto facultativo no âmbito da administração pública direta e indireta do Distrito Federal. [Internet]. Diário Oficial 2022 mar 18. [acesso em: 2020 mar 20]. Disponível em: http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/8f1584fe78ea40da96730d655cf3046a/exec_dec_4 0530_2020.html.

Echer IC. A revisão de literatura na construção do trabalho científico. Rev Gaúch Enferm. 2001;5–20.

Sá-Silva JR, Almeida CD de, Guindani JF. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. RBHCS [Internet]. 7º de julho de 2009 [citado 20 de dezembro de 2020];1(1). Disponível em: https://www.periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351

Worthen BR, Sanders JR, Fitzpatrick JL, Azevedo D de A. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: EDUSP, Gente; 2004.

Guijt I, Kusters C, Lont H, Visser I. Developmental Evaluation: Applying complexity concepts to enhance innovation and use Report from an Expert Seminar with Dr. Michael Quinn Patton. Centre for Development Innovation, Wageningen University & Research centre. March 22, 2012. [cited 2020 set. 19].Available from: < https://library.wur.nl/WebQuery/wurpubs/fulltext/216077>.

Robert KY. Estudo de Caso. São Paulo: Bookman, 2003.

Brousselle A, Champagne F, Contandriopoulos AP, Hartz Z. Avaliação conceitos e métodos. 1ª edição. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ; 2011.

Yin RK. Estudo de caso. 2. ed. Porto Alegre: Bookman; 2003.

Drummond M. Methods for the economic evaluation of health care programmes. 2nd ed. New York: Oxford University Press; 1997.

Champagne F, Hartz Z, Brousselle A, Contandriopoulos AP. A Análise da Implantação. In Avaliação conceitos e métodos. Editora Fiocruz, 2011, p. 217-238.

Lopes M H. Avaliação da implementação das ações de prevenção da transmissão vertical de sífilis no prénatal em Unidades de Saúde da Família de Cuiabá. [teses]. Rio de Janeiro.RJ Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; 2010.

Vuori H. A qualidade da saúde, Divulg. saúde debate (3):17-24, fev,1991.

Santos EM dos, Cruz MM da. Avaliação em saúde: dos modelos teóricos à prática da avaliação de programas de controle de processos endêmicos. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ; 2014.

Hartz Z. Avaliação em saúde: dos modelos conceituais à prática na análise da implantação de programas. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1997.

Lima SML. Possibilidades e limites da contratualização para o aprimoramento da gestão e da assistência em hospitais: o caso dos Hospitais de Ensino no Sistema Único de Saúde brasileiro. [tese]. Rio de Janeiro (R.J): Fiocruz; 2009.

Brasil. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União 20 de set 1990; pg18055.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.034. Dispõe sobre a participação complementar das instituições privadas de assistência à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde. [Internet]. Brasília: 2019. [acesso em: 2020 set 10] . Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2010/prt1034_05_05_2010.html.

Chioro RAA. Entre a intenção e o ato: uma análise da política de contratualização dos hospitais de ensino (2004-2011). [tese]. São Paulo (SP): UNIFESP, 2011.

Lampert JB, Barbosa Neto F, Streit DS, Moraes VA de, Brenelli SL. Hospitais de ensino: a trama da crise. Rev bras educ med [Internet]. 2013Apr;37(2):155–6. [cited 2022 Set 12]. Available from: https://www.scielo.br/j/rbem/a/xtLtrF4C4YxVQqghzLHhLgD/

Join Comission International. [Internet]. 2022. Disponível em: https://www.jointcommissioninternational.org/

Publicado

22.05.2024

Como Citar

1.
Frazão ERP, Moreira dos Santos E, Cardoso GCP, Haack de Arruda Dutra A, Abreu MA de. Avaliação do Programa de Hospital de Ensino: um estudo de caso focado na gestante. Com. Ciências Saúde [Internet]. 22º de maio de 2024 [citado 30º de junho de 2024];34(04). Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1390

Edição

Seção

Seção temática - Mestrado Profissional em Avaliação em Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)