Desafios para tutoria na formação de especialistas em avaliação em saúde

relato de experiência

Autores

  • Thiago Rodrigues de Amorim Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal - SES-DF
  • Carla Moura Cazelli Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ
  • Tatiana Clarkson Mattos Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz
  • Bruno Leonardo Alves de Andrade Universidade de Brasília - UnB
  • Pat´rícia Pássaro da Silva Toledo Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v32i04.1100

Palavras-chave:

Avaliação em Saúde, Educação a Distância, Tutoria

Resumo

Objetivo: descrever a experiência do processo de mediação da aprendizagem por meio da tutoria no Curso de Especialização Avaliação em Saúde desenvolvido na modalidade EAD para profissionais de saúde da SES-DF entre 2019 e 2020. Método: relato de experiência realizado a partir de análise documental como fonte de captação de dados.  Desenvolvimento: o exercício da tutoria compôs a dimensão da prática educativa como relação dialógica e participativa na produção de sentido, mediando o processo de ensino-aprendizagem relacionado a avaliação em saúde. O vínculo entre tutores e alunos foi importante estratégia para construção do conhecimento no contexto das pedagogias problematizadoras e desenvolvimento dos planos de avaliação. Considerações finais: a tutoria teve papel relevante na trajetória do aluno ao proporcionar a mediação para o protagonismo dos alunos no processo de ensino-aprendizagem acerca da teoria e prática do M&A, especialmente no cenário da SES-DF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Rodrigues de Amorim, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal - SES-DF

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Saúde Pública (UFES) e Epidemiologia (UFG). Enfermeiro da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Orientador de aprendizagem do Curso de Especialização Avaliação em Saúde (ENSP/Fiocruz). Brasília, DF

Carla Moura Cazelli, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

Mestre em Ciência da Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Professora Assistente aposentada da Faculdade de Ciências Médicas (FCM)-UERJ. Tutora do Curso de Especialização Avaliação em Saúde (ENSP/Fiocruz). Rio de Janeiro, RJ.

Tatiana Clarkson Mattos, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz

Mestre em Educação Profissional em Saúde (EPSJV/Fiocruz). Tutora do Curso de Especialização Avaliação em Saúde (ENSP/Fiocruz). Rio de Janeiro, RJ.

Bruno Leonardo Alves de Andrade, Universidade de Brasília - UnB

Doutor em Bioética pela Universidade de Brasília (UnB). Tutor do Curso de Especialização Avaliação em Saúde (ENSP/Fiocruz). Brasília, DF.

Pat´rícia Pássaro da Silva Toledo, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz

Mestre em Ensino em Biociências e Saúde (IOC/FIOCRUZ). Tutora do Curso de Especialização Avaliação em Saúde (ENSP/Fiocruz). Rio de Janeiro, RJ.

Referências

- Paim J, Travassos C, Almeida C, Bahia L, Macinko J. The Brazilian health system: history, advances, and challenges. Lancet [internet]. 2011 [cited 2021 aug 10]; 377(9779):1778-97. Available from: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(11)60054-8/fulltext doi:10.1016/S0140-6736(11)60054-8

– Santos EM, Natal S, organizadores. Dimensão sócio-histórica: unidades didático-pedagógicas: políticas públicas de saúde, atitude social em avaliação. Rio de Janeiro: ABRASCO; 2005.

– Bosi MLM, Mercado-Martinéz FJ. Avaliação de políticas, programas e serviços de saúde: modelos emergentes de avaliação das reformas sanitárias na América Latina. In: Campos RO, Furtado JP, organizadores. Desafios da avaliação de programas e serviços em saúde: novas tendências e questões emergentes. Campinas: Editora da Unicamp; 2011.

– Santos EM, Cruz MM, organizadores. Avaliação em saúde: dos modelos teóricos à prática de avaliação de programas de controle de processos endêmicos. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2014.

– Brasil. Casa Civil da Presidência da República. Avaliação de políticas públicas: guia prático de análise ex ante volume 1 [internet]. Brasília: Ipea; 2018 [cited 2021 july 22]. 192 p. Available from: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/180319_avaliacao_de_politicas_publicas.pdf

– Champagne F, Contandriopoulos A, Brousselle A, Hartz Z, Denis J. A avaliação no campo da saúde: conceitos e métodos. In: Brousselle A, Champagne F, Contandriopoulos A, Hartz Z, organizators. Avaliação: conceitos e métodos. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2011.

- Brasil. Casa Civil da Presidência da República. Avaliação de políticas públicas: guia prático de análise ex post, volume 2. [internet]. Brasília: Casa Civil da Presidência da República; 2018 [cited 2021 july 22]. 301 p. Available from: https://ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/181218_avaliacao_de_politicas_publicas_vol2_guia_expost.pdf

– Felisberto E. Da teoria à formulação de uma Política Nacional de Avaliação em Saúde: reabrindo o debate. Ciência & Saúde Coletiva [internet]. 2006 [cited 2021 july 22]; 11(3):553-563. Available from: https://www.scielo.br/j/csc/a/Fgb6jmhFx35gSRrqXfp6pyb/?lang=pt&format=pdf

– Carvalho ALB, Souza MF, Shimizu HE, Senra IMVB, Oliveira KC. A gestão do SUS e as práticas de monitoramento e avaliação: possibilidades e desafios para a construção de uma agenda estratégica. Ciência & Saúde Coletiva [internet]. 2012 [cited 2021 july 27], 17(4):901-911. Available from: https://www.scielo.br/j/csc/a/zbbKf7BZXVhZZQCF4ZrLPdm/?format=pdf&lang=pt

– Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância. Caderno do aluno: curso avaliação em saúde. 2. ed. Rio de Janeiro: CDEAD; 2019.

- Santos EM, Cardoso G, Abreu D. E-learning e pedagogias problematizadoras: uma experiência brasileira em ensino de Monitoramento e Avaliação. In: Pereira Neto A, Flynn N, organizators. Internet e saúde no Brasil: desafios e tendências. São Paulo: Cultura Acadêmica; 2020.

– Preti O. Tutoria no curso de pedagogia à distância da UFMT: concepções e representações. [Relatório de pesquisa]. Cuiabá: Instituto de Educação, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, Universidade Federal de Mato Grosso; 2003.

– Flick U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed; 2009.

– Souza J, Kantorski LP, Luis MAV. Análise documental e observação participante na pesquisa em saúde mental. Revista Baiana de Enfermagem [internet]. 2011 [cited 2021 sept 15]; 25(2):221-228. Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/5252/4469

– Aarts B, Bauer M. A construção do corpus: um princípio para a coleta de dados qualitativos. In: Bauer M, Gaskell G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Editora Vozes; 2002.

- Pedroso DE. Interfaces Gráficas em Ambientes de E-learning: Caso VIASK [dissertation]. Florianópolis: Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina; 2002.

– Peixoto J. Tecnologias e relações pedagógicas: a questão da mediação. Revista de Educação Pública [internet]. 2016 [cited 2021 sept 6]; 25(59):367-379. Available from: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3681/2579 doi https://doi.org/10.29286/rep.v25i59/1.3681

- Freire P. Educação e Mudança. 14. ed. São Paulo: Paz e Terra; 1988.

– Freitas M, Heidemann LA, Araújo IS. Educação nas sociedades do conhecimento: o uso de recursos educacionais abertos para o desenvolvimento de capacidades de ação emancipatórias. Educação em Revista [internet]. 2021 [cited 2021 sept 15]; 37:e20857. Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/20857 doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-469820857

- World Health Organization. Novel coronavírus (2019-nCoV): situation report [Internet]. Geneva: World Health Organization; 2020 [cited 2021 sept 15]. Available from: https://www.who.int/director-general/speeches/detail/who-director-general-s-statement-on-ihr-emergency-committee-on-novel-coronavirus-(2019-ncov)

Downloads

Publicado

31.12.2021

Como Citar

1.
Rodrigues de Amorim T, Moura Cazelli C, Clarkson Mattos T, Leonardo Alves de Andrade B, Pássaro da Silva Toledo P. Desafios para tutoria na formação de especialistas em avaliação em saúde: relato de experiência. Com. Ciências Saúde [Internet]. 31º de dezembro de 2021 [citado 26º de abril de 2024];32(04). Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1100

Edição

Seção

Seção temática - Especialização em Avaliação em Saúde