Arco de Maguerez como ferramenta na educação em saúde: relato de experiência

Autores

  • Virgilio Luiz Marques de Macedo ESCS
  • Luciana Fontes Vieira
  • Ayana Georgia Barros de Queiroz Teixeira
  • Fabiolla Lopes Rodrigues Gomes
  • Letícia Gomes de Medeiros
  • Manuela Costa Melo

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v30i01.376

Palavras-chave:

Saúde da criança; Aprendizagem; Cuidado de enfermagem; Educação Superior.

Resumo

Objetivo: relatar a vivência de estudantes no desenvolvimento de atividades na área da saúde da criança e adolescente, ao abordar a Metodologia da Problematização, por meio das etapas do Arco de Charles Maguerez. Método: segue-se as etapas da observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipótese de solução e aplicação na realidade. Foi realizado na ala pediátrica de um hospital público de Brasília, por estudantes de Enfermagem, no período entre maio e junho de 2017. Resultados: a dificuldade na comunicação entre o profissional de saúde e os acompanhantes de crianças e adolescentes internadas, a deficiência na estrutura física hospitalar e a sobrecarga de trabalho dos profissionais fizeram com que os acompanhantes tivessem dificuldade em cumprir as normas hospitalares. Conclusão: experiência vivida durante a aplicação do Arco foi significativa para o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes a profissão de enfermagem.

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Publicado

31.10.2019 — Atualizado em 19.07.2020

Versões

Como Citar

1.
de Macedo VLM, Vieira LF, Teixeira AGB de Q, Gomes FLR, de Medeiros LG, Melo MC. Arco de Maguerez como ferramenta na educação em saúde: relato de experiência. Com. Ciências Saúde [Internet]. 19º de julho de 2020 [citado 25º de abril de 2024];30(01). Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/376

Edição

Seção

Educação

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