Educação em saúde sobre subtipo do Influenzavirus A: utilizando o Arco de Maguerez

Autores

  • Ezequiel Gomes das Neves Moreira Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS
  • Isla Vitória Oliveira Sousa de Pinho Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS
  • José Carlos Pacheco da Silva Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS
  • Karoline Souza Silva Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS
  • Lígia Maria Carlos Aguiar Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS
  • Luiza Steffani de Paiva Corá Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS
  • Sarah Alves Andrade Santos

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v30i01.357

Palavras-chave:

saúde da criança, aprendizagem, cuidado de enfermagem, educação em enfermagem, estudantes de enfermagem

Resumo

Introdução: Influenza é uma doença que se dissemina rápido e afeta indivíduos de todas as faixas etárias. Objetivo: Relatar a experiência na aplicação do Arco de Charles Maguerez por estudantes de enfermagem na atenção à saúde da criança e seu acompanhante. Método: A atividade foi aplicada em um hospital público do Distrito Federal, utilizando as cinco etapas do Método do Arco de Charles Maguerez- proposto e aplicado por Berbel- e partiu da observação participante, na qual identificaram pontos relevantes ao contexto de saúde e convivência na unidade pediátrica, precipuamente a ausência de prática de medidas profiláticas adequadas para impedir a disseminação do vírus Influenza. A atividade ocorreu entre abril a junho de 2018. Resultado: Realizado o levantamento dos possíveis fatores associados ao problema: sazonalidade do vírus Influenza e consequências da ausência do tratamento adequado; e os possíveis determinantes maiores do problema:  a Influenza e a manifestação do H1N1. Realizada a teorização dos pontos observados em literatura científica, tais como em manuais, livro técnico e artigos científicos. Dessa maneira se pensou na realização de educação em saúde com exposição dialogada, na qual o grupo abrangeu crianças, acompanhantes e profissionais, a partir da ferramenta lúdica da identificação dos 7 erros. Considerações finais: com a ação educativa, o Arco foi identificado como uma estratégia rica para desenvolver o ensino e aprendizagem dos estudantes; bem como para efetivar o conhecimento do público no que tange, sobretudo, às medidas de prevenção do vírus Influenza.

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Publicado

30.10.2019 — Atualizado em 22.07.2020

Versões

Como Citar

1.
das Neves Moreira EG, Oliveira Sousa de Pinho IV, Pacheco da Silva JC, Silva KS, Carlos Aguiar LM, de Paiva Corá LS, Andrade Santos SA. Educação em saúde sobre subtipo do Influenzavirus A: utilizando o Arco de Maguerez. Com. Ciências Saúde [Internet]. 22º de julho de 2020 [citado 25º de abril de 2024];30(01). Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/357

Edição

Seção

Educação