Implantação dos serviços clínicos farmacêuticos na Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal

Implantação dos serviços clínicos farmacêuticos na Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal

Autores

  • Anna Giomo DIASF/SES-DF
  • Patricia Queiroz Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
  • Tania Abreu
  • Dayane Serpa
  • Marcus Tulio Silva
  • Dayde MENDONÇA-SILVA
  • Anderson Nobre
  • Marilia Godinho

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v29iSuppl%201.202

Palavras-chave:

Assistência Farmacêutica

Resumo

Introdução: a implantação dos serviços clínicos farmacêuticos visa qualificar a assistência à saúde da população do DF e está em consonância com as Portarias 77 e 78 de 2017, que estabelecem e regulamentam a Política de Atenção Primária à Saúde do DF.

Objetivo: descrever a experiência de implantar os serviços clínicos farmacêuticos no âmbito da Atenção Primária à Saúde do DF.

Métodos: o trabalho é descritivo com modalidade de relato de experiência de implantação dos serviços clínicos farmacêuticos, a qual foi organizado em 6 etapas: 1. Seleção das UBS e farmacêuticos; 2. Capacitação dos Farmacêutico; 3. Pactuação com os Gestores regionais e locais; 4. Implantação do serviço, 5. Monitoramento e avaliação dos resultados e 6. Multiplicação para demais UBS.

Resultados: capacitação de 100% dos profissionais; a publicação da Nota Técnica nº 2/2017, criada e elaborada em conjunto com os gestores das regiões de saúde, que estabelece os instrumentos para organização do Cuidado Farmacêutico nas Unidades Básicas de Saúde da SES/DF; e serviço clínico executado em 100% das UBS selecionadas.

Conclusão: a implantação do cuidado farmacêutico reorganiza a Assistência Farmacêutica, traz resolutividade e qualificação para os serviços de saúde, uma vez que a farmácia passa a prestar serviços clínicos somados aos serviços de logística.

Palavras-chave: 1. Assistência Farmacêutica, 2. Atenção à Saúde 3. Saúde Pública

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30.08.2018

Como Citar

1.
Giomo A, Queiroz P, Abreu T, Serpa D, Silva MT, MENDONÇA-SILVA D, Nobre A, Godinho M. Implantação dos serviços clínicos farmacêuticos na Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal: Implantação dos serviços clínicos farmacêuticos na Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal. Com. Ciências Saúde [Internet]. 30º de agosto de 2018 [citado 20º de abril de 2024];29(1):45-50. Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/202

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.