Mudanças nas metodologias de ensino e aprendizagem durante a pandemia de COVID-19

relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v32i03.1061

Palavras-chave:

COVID-19, Pandemia, Ensino online, Educação em enfermagem, Aprendizagem

Resumo

Objetivo: descrever a experiência da equipe escolar da  Escola Técnica de Saúde de Brasília de ensino remoto, após 60 anos de existência, durante a pandemia da COVID-19. Método: relato de experiência. Resultado: abordagem a estudantes sem ou com problemas de acesso, personalizando o contato individual; associação do tema à realidade profissional com sua aplicabilidade e recuperação de conhecimentos. Discussão: no período da pandemia, o uso das tecnologias para atividades remotas foi acelerado. Conclusão: habilidades desenvolvidas pela escola superam seus 60 anos, caracterizando-a com estratégia de espaços diferenciados para reflexão.

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Biografia do Autor

Ana Socorro de Moura, Escola Técnica de Saúde de Brasília - ETESB

Enfermeira. Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília - UnB. Docente da Escola Técnica de Saúde de Brasília.

Maria Laudelina de Assis Marques, Escola Técnica de Saúde de Brasília - ETESB

Enfermeira. Especialista em Educação Profissional na Áea de Saúde  (FIOCRUZ). Docente da Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB) e da Escola Superior em Ciências da Saúde (ESCS)

Renata Rodrigues Rezende de Alencar, Escola Técnica de Saúde de Brasília - ETESB

Psicóloga. Especialista em Saúde Coletiva pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Chefe do Núcleo de Apoio Didático da ETESB.

Josimeire Ângelo de Oliveira Batista, Escola Técnica de Saúde de Brasília - ETESB

Licenciatura em Letras. Gerente Pedagógica da Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB)

Geisa Sant'Ana, Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - FEPECS

Enfermeira. Doutora  em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB).

Ana Carneiro, Escola Técnica de Saúde de Brasília - ETESB

Odontóloga. Mestre em Saúde Coletiva em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

24.09.2021

Como Citar

1.
Moura AS de, de Assis Marques ML, Rodrigues Rezende de Alencar R, Batista J Ângelo de O, Sant’Ana G, Carneiro AM de O. Mudanças nas metodologias de ensino e aprendizagem durante a pandemia de COVID-19: relato de experiência. Com. Ciências Saúde [Internet]. 24º de setembro de 2021 [citado 25º de abril de 2024];32(03). Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1061

Edição

Seção

Reflexões em educação e saúde: a experiência da Fepecs e suas escolas

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