Percepção de estudantes de enfermagem no ambiente de simulação realística:

estudo transversal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v32i03.1028

Palavras-chave:

Simulação, Educação em enfermagem, Estudantes de enfermagem, Aprendizagem

Resumo

Objetivo: analisar o processo de ensino e aprendizagem no ambiente de simulação realística.

Método: estudo transversal, descritivo, quantitativo com 59 estudantes de graduação em enfermagem. Aplicação de escalas de satisfação dos estudantes no ambiente de simulação realística e questionário de práticas educativas, analisados por meio de estatística descritiva.

Resultados: satisfação dos estudantes com a simulação no cenário de prática, evidenciando aprendizagem significativa e autoconfiança em laboratório de baixa fidedignidade.

Conclusão: impacto positivo no ensino baseado em simulação realística, evidenciando a aprendizagem com base na projeção de situações reais.

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Biografia do Autor

Thatiane Helen Ferreira Vilas-Boas, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

Enfermeira. Egressa da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Brasília, DF, Brasil

Fabiana Cláudia de Vasconcelos França, Universidade do Distrito Federal - UnDF

Enfermeira. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Formação Continuada. Universidade do Distrito Federal – UnDF. Brasília, DF, Brasil

Geisa Sant' Ana, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

Enfermeira. Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF, Brasil.

Bárbara de Caldas Melo, Centro Universitário do Distrito Federal - UDF

Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Docente do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). Brasília, DF, Brasil.

Manuela Costa Melo, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

Enfermeira. Doutorado em Enfermagem pela Universidade de Brasília (UnB). Docente da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Brasília, DF, Brasil.

Luciana Melo de Moura, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal - SES-DF

Enfermeira. Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF). Brasília, DF, Brasil

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Publicado

24.09.2021

Como Citar

1.
Ferreira Vilas-Boas TH, de Vasconcelos França FC, Sant’ Ana G, Melo B de C, Costa Melo M, Moura LM de. Percepção de estudantes de enfermagem no ambiente de simulação realística: : estudo transversal. Com. Ciências Saúde [Internet]. 24º de setembro de 2021 [citado 19º de abril de 2024];32(03). Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1028

Edição

Seção

Reflexões em educação e saúde: a experiência da Fepecs e suas escolas