Tecnologia assistencial: emprego do brinquedo terapêutico instrucional para preparar crianças submetidas à punção venosa periférica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v33i02.1088

Palavras-chave:

Protocolos, Criança, Veias, Jogos e Brinquedos

Resumo

Objetivo: propor protocolo operacional padrão com a utilização do brinquedo terapêutico para o preparo da criança submetida a punção venosa periférica. Método: pesquisa aplicada dividida em duas etapas: revisão de literatura e proposta de protocolo. Realizada entre agosto de 2020 e janeiro de 2022. Realizou-se a revisão integrativa de literatura e a proposta do protocolo. Resultados: A revisão de literatura apresentou a perspectiva da equipe de enfermagem, das crianças e de seus pais, e identificou artigos que demonstraram os benefícios da aplicação do brinquedo terapêutico. A proposta do protocolo organizou-se com informações sobre ação realizada com a listagem de materiais e a descrição dos passos para aplicação antes, durante e após o procedimento a serem seguidos pela equipe de enfermagem. Conclusão: O brinquedo terapêutico utilizado no apoio da punção venosa periférica em crianças poderá ser uma ferramenta assistencial que potencializa e sistematiza a assistência realizada pela equipe de enfermagem.

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Biografia do Autor

Giovanna Angélica Sousa Santana, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

Estudante bolsista PIBIC/CNPq. Escola Superior de Ciências da Saúde. Brasília, DF, Brasil

Manuela Costa Melo, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade de Brasília. Docente da Escola Superior de Ciências da Saúde. Brasília, DF, Brasil

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Publicado

08.07.2022

Como Citar

1.
Sousa Santana GA, Costa Melo M. Tecnologia assistencial: emprego do brinquedo terapêutico instrucional para preparar crianças submetidas à punção venosa periférica. Com. Ciências Saúde [Internet]. 8º de julho de 2022 [citado 2º de maio de 2024];33(02). Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1088

Edição

Seção

Educação

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