Ações educativas para prevenção de complicações do Diabetes no idoso

revisão integrativa

Autores

  • Morgana Maria Ramos de Medeiros Universidade Federal da Paraíba
  • Ronaldo Bezerra de Queiroz Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v32i01.828

Palavras-chave:

Diabetes mellitus, Idoso, Complicações do diabetes, Educação em saúde

Resumo

Objetivo: investigar a contribuição das ações de educação em saúde para a promoção do autocuidado e prevenção das complicações do diabetes na pessoa idosa. Método: revisão integrativa de 13 artigos publicados entre 2009 e 2019, nas bases de dados: Cinahl, Lilacs e Medline/PubMed. Resultados: Após participarem de programas educativos, os idosos apresentaram melhora do autocuidado, dos parâmetros bioquímicos, cuidados com os pés, comportamento de redução de risco e redução da morbimortalidade. Conclusão:  As ações de educação em saúde são estratégias eficazes no gerenciamento e prevenção de complicações do diabetes mellitus no idoso, devendo ser adaptadas às características de cada população.

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Biografia do Autor

Morgana Maria Ramos de Medeiros, Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba, Jardim Universitário, S/N - Campus I - Castelo Branco, PB, Brasil

Ronaldo Bezerra de Queiroz, Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba, Jardim Universitário, S/N - Campus I - Castelo Branco, PB, Brasil

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Publicado

19.04.2021 — Atualizado em 01.06.2021

Versões

Como Citar

1.
Medeiros MMR de, Queiroz RB de. Ações educativas para prevenção de complicações do Diabetes no idoso: revisão integrativa. Com. Ciências Saúde [Internet]. 1º de junho de 2021 [citado 30º de abril de 2024];32(01). Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/828

Edição

Seção

Clínica Assistencial