PHARMACEUTICAL CARE IN A PRIMARY HEALTH CARE UNIT: EFFECTIVITY OF PHARMACIST INTERVENTIONS

Authors

  • Dayane Leite Serpa SES DF
  • Walter Paulo Filho Secretaria de Saúde do Distrito Federal
  • Marcus Tulio Batista Silva : Residente Farmacêutico do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da SES-DF

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v29i01.129

Keywords:

Cuidado Farmacêutico, Atenção Farmacêutica, Intervenção Farmacêutica, Uso Racional Medicamentos, Doenças Crônicas não Transmissíveis

Abstract

Os serviços que compõe o Cuidado Farmacêutico surgem na Atenção Primária como mais um recurso para ampliar a resolutividade deste nível de atenção. Neste contexto, as intervenções farmacêuticas constituem importantes ferramentas para influenciar positivamente a adesão ao tratamento, o autocuidado e o uso racional de medicamentos.

Objetivos: Analisar as intervenções farmacêuticas realizadas no acompanhamento farmacoterapêutico ofertado aos usuários adscritos a uma Unidade Básica do Distrito Federal.

Métodos: Trata-se de um estudo de serie de casos cuja coletada de dados foi realizada em atendimentos clínicos ambulatoriais desenvolvidos em uma unidade básica de saúde. O método clínico utilizado para condução das consultas farmacêuticas e as intervenções realizada foram descritos pelo Ministério da Saúde. Após a primeira consulta, cada paciente foi agendado para um retorno a fim de analisar o cumprimento e incorporação das intervenções realizadas no primeiro atendimento.

Resultados: A amostra constituiu-se de 10 usuários atendidos pelo serviço de clínica farmacêutica. Foi realizado um total de 30 intervenções dentre as quais 27 foram seguidas e incorporadas à rotina dos pacientes.

Conclusão: Os resultados demonstram que o Cuidado Farmacêutico é capaz de auxiliar na mudança de hábito dos pacientes desde o primeiro atendimento. Considera-se necessário o fortalecimento de serviços voltados às necessidades do território e das atividades coletivas paralelamente aos atendimentos clínicos individualizados, de modo que os serviços farmacêuticos acompanhem a amplitude das ações preconizadas para a atenção primária.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2019-04-16

How to Cite

1.
Serpa DL, Filho WP, Batista Silva MT. PHARMACEUTICAL CARE IN A PRIMARY HEALTH CARE UNIT: EFFECTIVITY OF PHARMACIST INTERVENTIONS. Com. Ciências Saúde [Internet]. 2019 Apr. 16 [cited 2024 Jul. 3];29(01):30-5. Available from: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/129

Issue

Section

Clínica Assistencial