Serviço de apoio à saúde mental para estudantes da área da saúde

Relato de experiência

Autores

  • Estela Ribeiro Versiani Escola Superior de Ciências da Saúde
  • Ana Socorro de Moura Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS
  • Ana Laura de Queiróz Pereira Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS
  • Catharina Marques de Faria Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS
  • Isabela Lemos Ferrer Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS
  • Melorie Kern Capovilla Sarubo Baptistella Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v32i02.922

Palavras-chave:

Serviços de Saúde para Estudantes, Serviços de Saúde Mental Escolar, Saúde Mental, Estudantes de ciências da saúde

Resumo

Objetivo: Relatar os eventos que levaram à consolidação de um serviço de saúde mental em uma Instituição de Ensino Superior (IES). Método: Trata-se de um relato de experiência no qual foi feito um resgate histórico a partir de atas das reuniões do Centro Acadêmico de Medicina, do Relatório Final produzido pelo Grupo de Trabalho responsável pela reestruturação deste serviço e de outros documentos desta IES. Este processo ocorreu como resultado da mobilização ativa de estudantes, por meio da Frente de Saúde Mental, junto a docentes que viriam a compor este serviço e à Direção desta IES.  Resultados: O serviço foi reativado em 2019 e segue aberto com contribuições das coordenações e dos Centros Acadêmicos, mesmo durante a suspensão das aulas pela pandemia da Sars-CoV-2. Entre julho de 2019 e outubro de 2020, 112 estudantes foram acolhidos, dentre eles acadêmicos de medicina e enfermagem, e residentes médicos e multiprofissionais. Contudo, ainda há desconhecimento, por parte dos discentes, do contínuo funcionamento desse serviço. Conclusão: A experiência relatada mostra um corpo estudantil e administrativo que reconheceu a importância de um núcleo de apoio permanente oferecido pela instituição e, em conjunto, desenvolveu o projeto deste serviço, de forma a procurar atender as necessidades e demandas de saúde mental do corpo estudantil.  A fim de se consolidar na promoção da saúde mental é importante que este serviço incremente sua equipe com outros profissionais e utilize novas ferramentas para auxiliar os estudantes no cuidado de sua saúde mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estela Ribeiro Versiani, Escola Superior de Ciências da Saúde

Psicóloga, Docente do Curso de Graduação em Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Brasília, Distrito Federal

Ana Socorro de Moura, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

Enfermeira, Docente da Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB), Brasília, Distrito Federal

Ana Laura de Queiróz Pereira, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

Acadêmica de Medicina, Curso de Graduação em Medicina, Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Brasília, Distrito Federal

Catharina Marques de Faria, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

Acadêmica de Medicina, Curso de Graduação em Medicina, Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Brasília, Distrito Federal

Isabela Lemos Ferrer, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

Acadêmica de Medicina, Curso de Graduação em Medicina, Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Brasília, Distrito Federal

Melorie Kern Capovilla Sarubo Baptistella, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

Acadêmica de Medicina, Curso de Graduação em Medicina, Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Brasília, Distrito Federal

Referências

Flesch BD, Houvèssou GM, Munhoz TN, Fassa AG. Episódio depressivo maior entre universitários do sul do Brasil. Revista de Saúde Pública. 2020; 54:11. https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2020054001540

Fernandes M, Silva JS, Sousa CDCM, Sá AG, Monteiro EAS, Oliveira AL, et al. Prevención del suicidio: concepción de estudiantes universitarios. Enfermería Universitaria. 2019; 16(4):414-423. https://doi.org/10.22201/eneo.23958421e.2019.4.622

Cazolari PG, Cavalcante MDS, Demarzo MMP, Cohrs FM, Sanudo A, Schveitzer MC. Burnout and Well-Being Levels of Medical Students: a Cross-Sectional Study. Revista Brasileira de Educação Médica. 2020;44(4). https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20190138.ing

Grether EO, Becker MC, Menezes HM, Nunes CRO. Prevalência de Transtornos Mentais Comuns entre Estudantes de Medicina da Universidade Regional de Blumenau (SC). Revista Brasileira de Educação Médica [online]. 2019;43(1Supl.1):276–285. https://doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20180260

Paixão AHDS. A influência de metodologias ativas de aprendizagem na qualidade de vida de universitários: aspectos sociais, emocionais e físicos [Monografia]. Universidade Federal de Sergipe; 2018. https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8384.

SILVA CECD, Nascimento AOD, Nascimento IJBD, Couto MHSHFD, Souza Filho LECD, Cunha KDC. Saúde Mental de Alunos de Medicina Submetidos à Aprendizagem Baseada em Problemas: Revisão Sistemática da Literatura. Revista Brasileira de Educação Médica. 2020; 44(4). http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20200052

Fletcher A. Meaningful Student Involvement Guide to Students as Partners in School Change. 2nd ed. Olympia, WA, USA; 2005. https://soundoutorg.files.wordpress.com/2020/08/d45dc-msiguide.pdf

Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão/CEPE da Escola Superior de Ciências da Saúde/ESCS. Resolução nº 18, de 17 de dezembro de 2014. Regulamentar o Serviço de Apoio ao Estudante/SAE para os Cursos de Graduação da Escola Superior de Ciências da Saúde/ESCS [resolução na internet]. [Acesso em 22 set 2020]. Disponível em: http://www.escs.edu.br/arquivos/resolucoes/2014/18ServicoApoioEstudante.PDF.

Centro Acadêmico de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde [homepage na internet]. Reunião Ordinária do Centro Acadêmico do Dia 09/02/2018 [Acesso em 22 set 2020]. https://www.atocadacoruja.com/atas-2018

Centro Acadêmico de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde [homepage na internet]. Estatuto do Centro Acadêmico de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (CAMESCS) [Acesso em 22 set 2020]. https://www.atocadacoruja.com/documentos-e-atas

Escola Superior de Ciências da Saúde. Projeto de Reestruturação do Servido de Apoio ao Discente [Manuscrito]. Brasília: Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS); 2019.

Karp JF, Levine AS. Mental Health Services for Medical Students — Time to Act. New England Journal of Medicine. 2018;379(13):1196-1198. DOI: 10.1056/NEJMp1803970

Ryan G, Marley I, Still M, Lyons Z, Hood S. Use of mental-health services by Australian medical students: a cross-sectional survey. Australasian Psychiatry. 2017;25(4):407-410. https://doi.org/10.1177/1039856217715990

De Souza JRS, Akerman M. Centro de Apoio ao Docente e Discente: avaliação por docentes e discentes universitários. ABCS Health Sci. 2015;40(3):257-262. http://dx.doi.org/10.7322/abcshs.v40i3.805

Murakami K, Barros GCD, Peres CM, Flauzino RH, Colares, MDFA. Atuações de um centro educacional e psicológico junto a estudantes universitários. Revista Brasileira de Orientação Profissional. 2018; 19(1):109-119.

Thornicroft G, Mehta N, Clement S, Evans-Lacko S, Doherty M, Rose D et al. Evidence for effective interventions to reduce mental-health-related stigma and discrimination. The Lancet. 2016;387(10023):1123-1132. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(15)00298-6

Ebert DD, Franke M, Kählke F, Küchler AM, Bruffaerts R, Mortier P et al. Increasing intentions to use mental health services among university students. Results of a pilot randomized controlled trial within the World Health Organization’s World Mental Health International College Student Iniciative. International jornal of methods in psychiatric research. 2019; 28(2):e1754. https://doi.org/10.1002/mpr.1754

Downloads

Publicado

13.07.2021

Como Citar

1.
Versiani ER, de Moura AS, Pereira AL de Q, Faria CM de, Ferrer IL, Sarubo Baptistella MKC. Serviço de apoio à saúde mental para estudantes da área da saúde: Relato de experiência. Com. Ciências Saúde [Internet]. 13º de julho de 2021 [citado 15º de abril de 2024];32(02). Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/922

Edição

Seção

Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)