Avaliação de habilidades básicas de estudantes no espectro do autismo

Autores

  • Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha Universidade Estadual do Maranhão - UEMA https://orcid.org/0000-0001-5197-4671
  • Eutima Klayre Pereira Nunes Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Maria Vitória Melo de Oliveira Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Janderson Castro dos Santos Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Laylla Luanna de Mello Frasca Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Thais Vilela de Sousa Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Iel Marciano de Moraes Filho Universidade Paulista - UNIP

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v33i01.903

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro do Autismo, Testes Neuropsicológicos, Aprendizagem, Deficiências da Aprendizagem

Resumo

Objetivo: avaliar as habilidades básicas de estudantes no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Método: trata-se de um estudo transversal descritivo. Participaram 23 crianças com TEA, os dados foram coletados por meio da aplicação do instrumento de Avaliação da Linguagem Básica e Habilidades de Aprendizagem Revisada (ABLLS-R), e foram analisados com o uso de estatística descritiva (frequências absoluta e relativa). Resultados: os resultados obtidos foram organizados em cinco quadros: 1) os pedidos (mandos); 2) nomear (tatos); 3) intraverbais (respostas a perguntas, completar frases ou músicas, manter diálogos, cantar etc.); 4) vocalizações espontâneas; 5) sintaxe e gramática. Conclusão: Foi possível identificar em quais habilidades básicas os participantes apresentaram dificuldades e em quais estavam dentro do padrão de desenvolvimento esperado para a idade cronológica de cada uma, desta forma grande parte dos estudantes conseguiram executá-las.

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Biografia do Autor

Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública. Docente da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Balsas, Maranhão, Brasil.

Eutima Klayre Pereira Nunes, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Graduanda em Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).  Balsas, Maranhão, Brasil.  

Maria Vitória Melo de Oliveira, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Graduanda em Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Balsas, Maranhão, Brasil.

Janderson Castro dos Santos , Universidade Federal do Piauí - UFPI

Cirurgião Dentista, Doutor em Saúde e doutorando em Farmacologia da Universidade Federal do Piaui (UFPI), Teresina- PI- Brasil.

Laylla Luanna de Mello Frasca, Universidade Federal de Goiás - UFG

Agrônoma. Mestre me agronomia. Doutoranda em Agronomia.Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, Goiás, Brasil.

Thais Vilela de Sousa, Universidade Federal de Goiás - UFG

Enfermeira. Mestre e Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, Goiás, Brasil.

Iel Marciano de Moraes Filho, Universidade Paulista - UNIP

Enfermeiro. Mestre em Ciências Ambientais e Saúde. Doutorando em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Paulista (UNIP), Campus Brasília. Brasília, DF, Brasil.

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Publicado

11.03.2022

Como Citar

1.
Carvalho Filha FSS, Nunes EKP, Oliveira MVM de, Santos JC dos, Frasca LL de M, Sousa TV de, Moraes Filho IM de. Avaliação de habilidades básicas de estudantes no espectro do autismo. Com. Ciências Saúde [Internet]. 11º de março de 2022 [citado 26º de abril de 2024];33(01). Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/903

Edição

Seção

Saúde Coletiva

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