Projeto de Lei Complementar 77/2015: análise estratégica da rede e discussões no Código de CT&I

Autores

  • Edward Torres Maia Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v27i01.83

Palavras-chave:

Inteligência, Análise de Rede, Mapeamento de Atores

Resumo

Objetivo: Demonstrar de que forma os dados disponíveis no espaço cibernético tornaram‑se instrumento de inteligência a orientar o mapeamento dos atores e as análises de redes que objetivam a reflexão estratégica para as tomadas de decisão, no que tange ao Projeto de Lei Complementar 77/2105.
Método: Estudo exploratório de natureza descritiva com uso da metodologia de Análise de Redes Sociais. Os dados foram obtidos por meio de acesso ao Google, na visualização das três primeiras páginas da pesquisa e por recortes de acordo com as Incertezas Críticas (ICs) consideradas motrizes. Então, fez‑se o levantamento dos atores e sua associação com cada uma das cinco ICs. Os dados foram refinados em planilha e inseridos nos seguintes softwares para o tratamento e a correlação dos dados: ORA, Gephi, Excel e Wordle.
Resultados: Os resultados mostram a rede de atores, de acordo com a vinculação das áreas de interesses, e a análise das palavras evocadas nos discursos. Cinco áreas de interesses foram detectadas: Ambientes promotores  de  inovação;  Integração  das  cadeias  de  geração  de conhecimentos com a produção tecnológica em todas as etapas do processo de P&D; Transferência tecnológica para o desenvolvimento da indústria nacional; Mecanismos de formação e fixação de pesquisadores nas regiões mais desassistidas do país; Implantação de parques tecnológicos. O maior interesse dos Atores é sobre Transferência Tecnológica e Implantação de Parques Tecnológicos.
Conclusão: As informações abertas são insumos que podem ser coletados e sistematizados e, com apoio da ARS, tornarem‑se um instrumento de inteligência para orientar a reflexão estratégica e a tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

1. Matus C. Estratégias políticas: Chimpanzé, Maquiavel e Gandhi. São Paulo: Edições Fundap, 1996.
2. Mandell M. “Network management: strategic behavior in the public sector”. In: GAGE, Robert: Mandell, Myrna. Strategies for managing intergovernmental policies and network. New York: Praeger, 1990.
3. Latour B. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.
4. Castells M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
5. Marteleto R. Redes sociais, mediação e apropriação de informação: situando campo, objetos e conceitos na pesquisa em ciência da informação. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação. Brasília, 2010; 3(1): 27‑46.
6. Wasserman S; Faust K. 1994. Social network analysis: methods and applications. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. 857 p.4.
7. Freeman R E. Strategic Management: A Stakeholder Approach. Boston: Pitman, 1984.
8. Levy P. A inteligência coletiva. São Paulo: Edições Loyola, 1998.
9. Nooy W de; Mrvar A; Batagelj V. Exploratory social network 216 analysis with Pajek. New York: Cambridge University Press, 2011.
10. Newman M E J. Networks: an introduction. Oxford , NY: Oxford University Press, 2010.
11. Martins W J. Gestão estratégica das redes cooperativas de ciência, tecnologia e inovação em saúde: um modelo para o desenvolvimento socioeconômico e a sustentabilidade do SUS. / Wagner de Jesus Martins. ‑‑ 2013: Tese (Doutorado) – Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, 2013.
12. Fleury S. Redes de políticas: novos desafios para gestão pública. Administração em Diálogo. 2005; 7(1): 77‑89.
13. Mueller S P M. Métodos para pesquisa em Ciência da Informação. Brasília: Thesaurus, 2007.

Downloads

Publicado

26.12.2017

Como Citar

1.
Maia ET. Projeto de Lei Complementar 77/2015: análise estratégica da rede e discussões no Código de CT&I. Com. Ciências Saúde [Internet]. 26º de dezembro de 2017 [citado 29º de abril de 2024];27(01):21-32. Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/83

Edição

Seção

Saúde Coletiva

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)