A economia solidária como uma forma de promoção da juventude no campo

Autores

  • Tatiana Oliveira Novais Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, Brasil.
  • Antônio Carlos Carvalho de Jesus Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, Brasil.
  • Lua Isis Marques Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, Brasil.
  • Vicente Eduardo Soares de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v27i03.78

Palavras-chave:

Desenvolvimento Rural, Juventude Rural, Economia Solidária

Resumo

Introdução: A Incubadora Tecnológicas de Cooperativas Sociais de Economia Solidária da UnB em parceria com a Fiocruz Brasília vem desenvolvendo um projeto de geração de trabalho e renda junto ao assentamento Cunha, na cidade Ocidental, em Goiás. Inicialmente, está sendo realizada uma atividade de inclusão digital e economia solidária.
Objetivo: Refletir sobre território e resistência por meio de uma experiência com juventude rural e economia solidária.
Metodologia: Foi realizada uma observação participante por meio de visita no território, com registro em diário de campo e entrevista.
Resultados: Em uma visita foi possível conhecer o assentamento, e observar aspectos importantes sobre o território e participar de uma atividade formativa no Centro de Metarreciclagem em Valparaíso, em Goiás. Os jovens vivem sob a pressão e o constante risco de abandonar a comunidade e a casa dos pais pela carência de transporte coletivo, acesso aos serviços de saúde e a uma escolarização regular, além da ausência completa de atrativos culturais, possibilidades de aumentar a renda ou
as oportunidades laborais e de formação.
Conclusão: Este trabalho mostra-se promissor como possibilidade de qualificação profissional por meio da inclusão digital e também, como perspectiva futura de melhoria tecnológica dos meios de produção e comercialização. E o fundo solidário poderá permitir aos jovens financiarem pequenos negócios para geração de renda no campo. Como é um projeto inicial, avaliações periódicas e monitoramentos de processo e resultado são necessários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

1. Coopercarajás. Cooperativa de produção e comercialização agroecológica Carajás. Estatuto Social da Cooperativa Coopercarajás. 2016 jun 19.
2. Lechat NMP. As raízes históricas da economia solidária e seu aparecimento no Brasil. Economia solidária. 2002; 4 Suppl 4:S4‑17.
3. Rahmer BS. O que é um fundo solidário. Projeto Vencer Juntos: Geração de Renda e Fomento de Fundos Solidários. Disponível em: http://vencerjuntos.org.br/index.php/o‑que‑e‑um‑fundo‑solidario. Acesso em: 04/out/2016.
4. Sobral. Fundo rotativo solidário. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Nf4OfEH1xZE. Acesso em: 27/abr/2016.
5. Minayo MC; Assis, SG; Souza, ER. Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2008.
6. Ratzel F. Geografia do homem (Antropogeografia). In: Moraes, ACR. São Paulo: Ática; 1990. p. 32‑107.
7. Raffestin C. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática; 1993.
8. Holzer W. Uma discussão fenomenológica sobre os conceitos de paisagem e lugar, território e meio ambiente. Revista Território. 1997 jul/dez 2(3): 77‑85.
9. Fernandes BM. Contribuição ao estudo do campesinato brasileiro formação e territorialização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra‑MST (1979–1999) [tese]. Universidade de São Paulo, 1999.
10. Ribeiro BFL, Florêncio SRL. A re‑existência camponesa na construção do território do sudeste paraense (1995–2004). II Simpósio Nacional de Geografia Agrária – II Simpósio Internacional de Geografia Agrária ‑ Jornada Ariovaldo Umbelino de Oliveira, 2005 nov 11‑15, Presidente Prudente: outono; 2005. Disponível em: http://www2.fct.
unesp.br/grupos/nera/publicacoes/singa2005/Trabalhos/Artigos/Fernando%20Michelotti.pdf. Acesso em: 04/out/2016.

Downloads

Publicado

21.12.2017

Como Citar

1.
Novais TO, Jesus ACC de, Marques LI, Almeida VES de. A economia solidária como uma forma de promoção da juventude no campo. Com. Ciências Saúde [Internet]. 21º de dezembro de 2017 [citado 29º de abril de 2024];27(03):223-30. Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/78

Edição

Seção

Saúde Coletiva