Oportunidades de formação em avaliação de tecnologias em saúde: mapeamento de cursos nacionais e internacionais

Autores

  • Johnathan Portela da Silva Galdino Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Distrito Federal
  • Erica Tatiane da Silva Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Distrito Federal
  • Flávia Tavares Silva Elias Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v27i03.74

Palavras-chave:

Tecnologias em saúde, Cursos de capacitação, Avaliação de tecnologias em saúde, Tomada de decisões, Monitoramento

Resumo

Introdução: A incorporação de tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS) requer pessoal capacitado nas ferramentas de avaliação de tecnologias em saúde (ATS). Conhecer a oferta vigente destas oportunidades de capacitação é importante para preencher eventuais lacunas na oferta de profissionais qualificados nos serviços de saúde.
Objetivo: Mapear as oportunidades de formação e capacitação em avaliação de tecnologias em saúde disponíveis em nível nacional e internacional.
Métodos: Estudo descritivo, com dados secundários, por meio de buscas nos sítios eletrônicos da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats) e da Internacional Network Agencies for Health Technology Assessment (INAHTA) ocorrida entre março e abril de 2016.
Resultados: No período do estudo foram encontrados 62 cursos na área de ATS. As universidades, organizações não governamentais e as redes ofertaram 77,4% dos cursos. As universidades participaram com 51% dos cursos, em especial, com cursos de formação em nível mestrado.
As instituições canadenses foram destaques na oferta de cursos de curta duração, representando 13 cursos. A maioria dos cursos de longa duração foi ofertada por instituições brasileiras, alcançando 13 cursos. Para os 62 cursos, observou‑se ênfase para profissionais de saúde e poucas ofertas específicas para tomadores de decisão e indústria.
Conclusão: Observou‑se um panorama de ofertas e iniciativas de capacitação em ensino a distância que podem promover a melhoria da qualificação de profissionais de saúde em termos de avaliação e incorporação crítica de tecnologias no SUS.

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Referências

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Publicado

20.12.2017

Como Citar

1.
Galdino JP da S, Silva ET da, Elias FTS. Oportunidades de formação em avaliação de tecnologias em saúde: mapeamento de cursos nacionais e internacionais. Com. Ciências Saúde [Internet]. 20º de dezembro de 2017 [citado 29º de abril de 2024];27(03):203-10. Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/74

Edição

Seção

Saúde Coletiva

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