Comportamento em tempos de Coronavírus no Brasil: utilização de hashtags no início do isolamento social

Autores

  • Larissa Ferentz Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Murilo Noli da Fonseca Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Nicole Santos Accioly Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Carlos Mello Garcias Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v31iSuppl%201.690

Palavras-chave:

Infecções por Coronavirus, Pandemia, Quarentena, Rede Social

Resumo

O mundo tem se deparado com o pior evento pandêmico do século 21 até o momento: o novo coronavírus (Covid-19). Diante das situações de isolamento social adotadas pelas diversas cidades do Brasil, a utilização da internet e das mídias sociais tem aumentado substancialmente. O objetivo desta pesquisa é identificar as interações realizadas entre usuários na plataforma Instagram, referentes a Covid-19, a fim de minimizar os impactos do distanciamento social. Para isto, o método consiste na análise de conteúdo por meio da identificação de hashtags mais utilizadas em março de 2020 (durante o início do isolamento social) em comparação ao mês de abril de 2020 (quando o isolamento foi adotado por todos os estados brasileiros). Como resultados, observa-se que termos oficiais como ‘covid’ e ‘coronavírus’ somam juntos quase 20 milhões de hashtags logo no início do isolamento. Na língua portuguesa, as expressões ‘fiqueemcasa’ e ‘quarentena’ somaram quase 4 milhões no primeiro mês. A taxa de crescimento de um mês para o outro é em média 138%, o que comprova o aumento na utilização das Hashtags durante o período de isolamento. Com isso, foi possível observar a importância da utilização das mídias sociais, tanto para o compartilhamento de informações, como para preservar as interações entre amigos e familiares.

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Biografia do Autor

Larissa Ferentz, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutoranda e Mestra em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialista em Gestão Ambiental pela Faculdade Souza. Engenheira Ambiental pela PUCPR.

 

Murilo Noli da Fonseca, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestrando em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Gestão Ambiental de Empresas pelo Instituto Souza. Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Paraná.

Nicole Santos Accioly, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutoranda e Mestra em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Engenheira Ambiental pela PUCPR.

Carlos Mello Garcias, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo, mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Paraná. Professor do Programa de Pós Graduação em Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. 

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Publicado

13.07.2020

Como Citar

1.
Ferentz L, Noli da Fonseca M, Santos Accioly N, Mello Garcias C. Comportamento em tempos de Coronavírus no Brasil: utilização de hashtags no início do isolamento social. Com. Ciências Saúde [Internet]. 13º de julho de 2020 [citado 23º de abril de 2024];31(Suppl1):131-43. Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/690

Edição

Seção

Fast Track : COVID-19