Contexto familiar de adolescentes em medida socioeducativa:

fortalecimento do potencial protetivo

Autores

  • Administrador Principal Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS
  • Ângela Maria Rosas Cardoso Escola Superior de Ciências da Saúde
  • Jane Lynn Garrison Dytz Universidade de Brasília
  • Maria da Glória Lima Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v27i04.34

Palavras-chave:

Relações familiares;, Delinquência juvenil;, Drogas

Resumo

Objetivo: Conhecer o contexto familiar de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em regime de semiliberdade.

Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com 15 familiares, cujos dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada submetidos ao software Alceste e analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin.

Resultados: Os resultados apontaram quatro classes temáticas denominadas: o envolvimento do filho com as drogas e o ato infracional no contexto familiar e o papel da medida socioeducativa; a dificuldade de monitoramento do filho e o risco da rua e das drogas para atos infracionais; a luta cotidiana da mãe no cuidado dos filhos e o estudo e trabalho como expectativas de melhor futuro; e, histórias de vidas marcadas por violência, desamparo social e as estratégias de superação.

Conclusão: Evidenciou-se a necessidade do fortalecimento do potencial protetivo das famílias, visando a resultados efetivos no processo de ressocialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Maria Rosas Cardoso, Escola Superior de Ciências da Saúde

Mestre em Enfermagem, Docente da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) e Enfermeira da Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Jane Lynn Garrison Dytz, Universidade de Brasília

Doutora em Enfermagem, Docente Aposentada do Departamento de Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília (UnB)

Maria da Glória Lima, Universidade de Brasília

Doutora em Enfermagem, Docente do Departamento de Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília (UnB) 

Downloads

Publicado

20.10.2017

Como Citar

1.
Principal A, Cardoso Ângela MR, Dytz JLG, Lima M da G. Contexto familiar de adolescentes em medida socioeducativa:: fortalecimento do potencial protetivo. Com. Ciências Saúde [Internet]. 20º de outubro de 2017 [citado 24º de junho de 2024];27(04)::291-300. Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/34

Edição

Seção

Clínica Assistencial