Nefrolitíase pediátrica: uma complicação da amamentação ineficaz?

Autores

  • Daniele Gomes Barreto Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
  • Thainara Silva Vieira Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
  • Maria da Graça Camargo Neves Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v26i03/04.312

Palavras-chave:

Nefrolitíase; Enfermagem pediátrica; Cuidados de Enfermagem.

Resumo

A nefrolitíase constitui-se na formação de conglomerados cristalinos e de matriz orgânica que podem se localizar no trato urinário, com dimensões e localização capazes de conferir significado clínico-patológico. Os fatores dietéticos têm sido mostrados como fatores de risco para a ocorrência de litíase urinária. O presente artigo teve por objetivo relatar e relacionar com a assistência de enfermagem, por meio de um plano de cuidados, um caso ocorrido entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015, em um hospital público do Distrito Federal, Brasil, em que a criança tinha como sintomatologia principal a eliminação de cálculos renais de diferentes tamanhos e em grande quantidade por meio do canal urinário. A associação com o aleitamento materno ineficaz é explicada no sentido em que a habilidade da criança até os seis meses
de vida em manejar alguns alimentos distintos do leite materno é limitada, pois seus sistemas digestivo e renal ainda estão imaturos. Os fatos descritos neste estudo evidenciam a importância da atuação profissional no manejo do aleitamento materno exclusivo e no aconselhamento nutricional e de saúde, tendo em vista que estes são fatores modificáveis frente à prevenção de patologias e complicações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Gomes Barreto, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

Programa de Residência em Enfermagem Pediátrica do Hospital Materno Infantil de Brasília, da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal,  Brasília-DF, Brasil.

Thainara Silva Vieira, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

Programa de Residência em Enfermagem Pediátrica do Hospital Materno Infantil de Brasília, da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, Brasília-DF, Brasil.

Maria da Graça Camargo Neves, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, Brasília-DF, Brasil.

Referências

1. Sociedade Brasileira de Urologia. Litíase urinária: aspectos metabológicos em adultos e crianças. Projeto Diretrizes. Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina, 2006.
2. Peres LAB, Langer SS, Schmidt RC, Nacke RAB, Francescon PVM, Almeida, RC et al. Nephrolithiasis in pediatric patients: metabolic and anatomical investigation. J Bras Nefrol 2011;33(1):34-3.
3. Penido MGMG. Litíase Urinária na Infância. In: Lopez FA, Campos D. Tratado de pediatria: Sociedade Brasileira de Pediatria. 2.ed. Barueri, SP : Manole, 2010. p. 1402-1410.
4- Clayton DB e Pope IV JC. The increasing pediatric stone disease problem. Ther Adv Urol (2011) 3 (1) 312.
5. Negri AL, Spivacow FR, Del Valle EE. La dieta en el tratamiento de la litiasis renal: bases fisiopatológicas. Medicina (Buenos Aires) 2013; 73: 267-27.
6. Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de orientação para a alimentação do lactente, do pré-escolar, do escolar, do adolescente e na escola/Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia, 3a. ed. Rio de Janeiro, RJ: SBP, 2012.
7. Brasil. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009.
8. Nóbrega I RV, Nóbrega II MML, Silva KL. Diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem para crianças na clínica pediátrica de um hospital escola. Rev Bras Enferm, Brasília 2011 mai-jun; 64(3): 501-10.
9. Doenges ME, Moorhouse MF, Murr AC. Diagnósticos de Enfermagem: intervenções, prioridades, fundamentos. Rio de Janeiro: Guababara Koogan, 2009.
10. NANDA International. Diagnósticos de Enfermagem da NANDA: definições e classificação 2009-2011. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Downloads

Publicado

29.10.2018

Como Citar

1.
Barreto DG, Vieira TS, Neves M da GC. Nefrolitíase pediátrica: uma complicação da amamentação ineficaz?. Com. Ciências Saúde [Internet]. 29º de outubro de 2018 [citado 5º de maio de 2024];26(03/04). Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/312

Edição

Seção

Saúde Coletiva