Avaliação formativa: vivências em metodologia ativa de ensino aprendizagem na visão docente e discente

Autores

  • Suzana Gonçalves Rodrigues Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS
  • Maria da Graça Camargo Neves Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v26i03/04.304

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas; Avaliação Educacional; Educação em Enfermagem; Educação Médica.

Resumo

Objetivo: Verificar a percepção dos docentes e discentes no que se refere ao processo avaliativo formativo da Escola Superior de Ciências da Saúde.

Métodos: pesquisa realizada com discentes e docentes do curso de Enfermagem e Medicina de uma Instituição de Ensino Superior, localizada em Brasília, que utiliza metodologia ativa de ensino aprendizagem. Estudo exploratório descritivo com abordagem quanti-qualititativa.

Resultados: apontam para a existência e interferência negativa do corporativismo, dos vínculos afetivos, do fornecimento do feedback pelo docente na construção da aprendizagem discente.

Conclusão: torna-se imperativo a educação permanente docente em torno da avaliação formativa visando contribuir para a solidificação do pensamento reflexivo, humanizado e generalizado do estudante em formação.

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Biografia do Autor

Suzana Gonçalves Rodrigues, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

Discente do Curso de graduação em Enfermagem, Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Brasil.

Maria da Graça Camargo Neves, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

Docente do Curso de Graduação em Enfermagem. Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Brasil.

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Publicado

29.10.2018

Como Citar

1.
Rodrigues SG, Neves M da GC. Avaliação formativa: vivências em metodologia ativa de ensino aprendizagem na visão docente e discente. Com. Ciências Saúde [Internet]. 29º de outubro de 2018 [citado 5º de maio de 2024];26(03/04). Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/304

Edição

Seção

Educação