Análise das publicações nacionais sobre o uso da Problematização na formação do Enfermeiro: uma revisão integrativa

integrative review

Autores

  • Mariana Marques Monteiro Escola Superior de Ciências da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v29i03.309

Palavras-chave:

Aprendizado ativo, Educação em Enfermagem, Ensino

Resumo

Introdução: com vistas ao aperfeiçoamento da forma de formar o Enfermeiro para o alcance do perfil profissional preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais o uso da Problematização tem ganhado espaço como importante estratégia para o alcance desta meta. Objetivo: identificar a produção científica brasileira recente sobre o uso do método da Problematização na formação do Enfermeiro, seus desafios e estratégias de superação em um período de dez anos (2008 a 2018) bem como a influência do uso deste método na formação do perfil profissional do Enfermeiro. Método: trata-se de uma revisão de literatura integrativa realizada no período de janeiro a setembro de 2018 utilizando-se de artigos obtidos na Base de Dados em Enfermagem (BDENF) e na Biblioteca Virtual Scientific Electronic Library Online (ScieLo). Resultados: foram identificados 177 artigos e utilizados 5 após aplicação dos critérios de inclusão/exclusão, sendo 03 relatos de experiência, 01 revisão integrativa e 01 estudo qualitativo. A Problematização foi identificada como um método com potencial para o desenvolvimento de características essenciais ao perfil profissional preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, seu uso e aplicação possuem limitações com destaque para a qualificação e adaptação dos docentes, estrutura e quantidade limitada de referenciais teóricos sobre o tema. Considerações finais: a Problematização possui características metodológicas que possibilitam agregação de qualidade à formação do Enfermeiro e desenvolvimento de características essenciais ao desempenho de sua função.

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Referências

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Publicado

23.04.2019

Como Citar

1.
Monteiro MM. Análise das publicações nacionais sobre o uso da Problematização na formação do Enfermeiro: uma revisão integrativa: integrative review. Com. Ciências Saúde [Internet]. 23º de abril de 2019 [citado 1º de maio de 2024];29(03). Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/309

Edição

Seção

Educação

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