Escape Room virtual: estratégia gamificada para desenvolvimento de raciocínio clínico entre estudantes de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v34i03.1647

Palavras-chave:

Educação em enfermagem;, Gamificação, Estudantes de Enfermagem, Enfermagem, Ensino

Resumo

Objetivo: relatar a experiência com a criação, desenvolvimento e aplicação de um escape room virtual e sua capacidade de proporcionar o desenvolvimento de raciocínio clínico. Método: o trabalho foi desenvolvido com estudantes de enfermagem de uma universidade pública do Distrito Federal e avaliado por estudantes e docentes. Resultado: o escape room mostrou-se capaz de motivar e engajar os estudantes, trazendo significado ao aprendizado e centrando todo o processo no estudante. A aplicação desse conceito traz vantagens significativas para os estudantes de enfermagem, proporcionando uma dinâmica diferenciada e potencializando a capacidade de aprendizado e memorização. Conclusão: os resultados obtidos demonstram impactos positivos na formação e preparação profissional dos estudantes, tornando-os mais confiantes e preparados para enfrentar as demandas diárias da profissão.

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Biografia do Autor

Aerton Pinheiro Marzagão Filho, Universidade de Brasília - UnB

Graduado em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB) . Brasília, DF, Brasil. 

Jonas Lotufo Brant, Universidade de Brasília - UnB

Médico Veterinário. Doutor em Saúde Coletiva. Professor do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF, Brasil.

Francino Machado de Azevedo Filho, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem. Enfermeiro da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal e professor da Universidade Estadual de Goiás. Goiás, Brasil.

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Publicado

18.06.2024

Como Citar

1.
Marzagão Filho AP, Brant JL, Machado de Azevedo Filho F. Escape Room virtual: estratégia gamificada para desenvolvimento de raciocínio clínico entre estudantes de enfermagem . Com. Ciências Saúde [Internet]. 18º de junho de 2024 [citado 3º de julho de 2024];34(03). Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1647

Edição

Seção

18º Prêmio CEPEn 2023