Resiliência dos profissionais de enfermagem no cuidado a crianças e adolescentes com adoecimentos agudos e crônicos

Autores

  • Teresa Christine Pereira Morais Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS https://orcid.org/0000-0002-3596-5262
  • Jordana Barros Pereira Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS
  • David Andrade de Carvalho Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v34i03.1583

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde da Criança, Trabalho, Resiliência Psicológica

Resumo

Objetivo: analisar as percepções da equipe de enfermagem sobre o cuidado de enfermagem a pacientes pediátricos, na perspectiva da resiliência. Método: estudo descritivo, utilizando entrevista com profissionais de enfermagem de pediatria, cuja análise interpretativa foi realizada por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: a principal dificuldade foi lidar com a dor dos pais. O enfrentamento ocorre por meio da fé, externalização dos sentimentos e o acolhimento da equipe. Os escores da escala de resiliência apresentaram medianas aproximadas, porém técnicos de enfermagem apresentaram pontuação maior que as enfermeiras em autoconfiança e capacidade de adaptação a situações. O estudo da resiliência pode permitir a instituição de atos cuidadores mais bem qualificados em unidades pediátricas. Conclusão: a resiliência foi entendida como a capacidade de enfrentar adversidades e situações difíceis inerentes ao trabalho da equipe de enfermagem em pediatria.

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Biografia do Autor

Teresa Christine Pereira Morais, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

Coordenadora do curso de graduação em enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde-ESCS/FEPECS.

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Publicado

23.04.2024

Como Citar

1.
Pereira Morais TC, Barros Pereira J, Andrade de Carvalho D. Resiliência dos profissionais de enfermagem no cuidado a crianças e adolescentes com adoecimentos agudos e crônicos. Com. Ciências Saúde [Internet]. 23º de abril de 2024 [citado 5º de maio de 2024];34(03). Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1583

Edição

Seção

18º Prêmio CEPEn 2023