Cuidados farmacêuticos em uma Unidade Básica de Saúde do Distrito Federal: efetividade das intervenções farmacêuticas

Autores

  • Dayane Leite Serpa SES DF
  • Walter Paulo Filho Secretaria de Saúde do Distrito Federal
  • Marcus Tulio Batista Silva : Residente Farmacêutico do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da SES-DF

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v29i01.129

Palavras-chave:

Cuidado Farmacêutico, Atenção Farmacêutica, Intervenção Farmacêutica, Uso Racional Medicamentos, Doenças Crônicas não Transmissíveis

Resumo

Os serviços que compõe o Cuidado Farmacêutico surgem na Atenção Primária como mais um recurso para ampliar a resolutividade deste nível de atenção. Neste contexto, as intervenções farmacêuticas constituem importantes ferramentas para influenciar positivamente a adesão ao tratamento, o autocuidado e o uso racional de medicamentos.

Objetivos: Analisar as intervenções farmacêuticas realizadas no acompanhamento farmacoterapêutico ofertado aos usuários adscritos a uma Unidade Básica do Distrito Federal.

Métodos: Trata-se de um estudo de serie de casos cuja coletada de dados foi realizada em atendimentos clínicos ambulatoriais desenvolvidos em uma unidade básica de saúde. O método clínico utilizado para condução das consultas farmacêuticas e as intervenções realizada foram descritos pelo Ministério da Saúde. Após a primeira consulta, cada paciente foi agendado para um retorno a fim de analisar o cumprimento e incorporação das intervenções realizadas no primeiro atendimento.

Resultados: A amostra constituiu-se de 10 usuários atendidos pelo serviço de clínica farmacêutica. Foi realizado um total de 30 intervenções dentre as quais 27 foram seguidas e incorporadas à rotina dos pacientes.

Conclusão: Os resultados demonstram que o Cuidado Farmacêutico é capaz de auxiliar na mudança de hábito dos pacientes desde o primeiro atendimento. Considera-se necessário o fortalecimento de serviços voltados às necessidades do território e das atividades coletivas paralelamente aos atendimentos clínicos individualizados, de modo que os serviços farmacêuticos acompanhem a amplitude das ações preconizadas para a atenção primária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16.04.2019

Como Citar

1.
Serpa DL, Filho WP, Batista Silva MT. Cuidados farmacêuticos em uma Unidade Básica de Saúde do Distrito Federal: efetividade das intervenções farmacêuticas. Com. Ciências Saúde [Internet]. 16º de abril de 2019 [citado 15º de abril de 2024];29(01):30-5. Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/129

Edição

Seção

Clínica Assistencial