Educação interprofissional: percepção de graduandos do Programa Educação pelo Trabalho para a Saúde/Interprofissionalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v33i02.1157

Palavras-chave:

Educação interprofissional, Práticas interdisciplinares, Relações interprofissionais, Capacitação de recursos humanos em saúde

Resumo

Objetivo: avaliar a percepção de graduandos do Programa Educação pelo Trabalho para a Saúde/Interprofissionalidade sobre a educação interprofissional em diferentes níveis da atenção à saúde. Métodos: estudo quantitativo transversal de caráter exploratório e descritivo com 53 participantes que responderam ao Readiness Interprofessional Learning Scale, em plataforma online, sendo os resultados analisados estatisticamente por Shapiro-Wilk, T-Student, Kruskal-Wallis e qui-quadrado para realizar as comparações e software Statistical Package for Social Sciences versão 25.0. Resultados: os estudantes demonstraram atitudes positivas para atuação interprofissional. Quanto à identidade profissional, a maioria dos estudantes discordam de atitudes negativas para a aprendizagem interprofissional, mas divergiram quanto à autonomia profissional e objetivos clínicos. Discussão: a graduação, na visão de maior número, não contribui para que se torne um profissional que trabalhe melhor em equipe. Conclusão: os participantes demonstraram atitudes positivas quanto ao trabalho em equipe e colaboração, identidade profissional e à atenção à saúde centrada no paciente.

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Biografia do Autor

Amanda de Souza Schlosser, Universidade Católica de Brasília

Graduanda em Medicina pela Universidade Católica de Brasília. Brasília, Brasil

Eloá Fátima Ferreira de Medeiros, Universidade Católica de Brasília

Mestre em Gerontologia. Professora Titular da Universidade Católica de Brasília. Brasília, Brasil

José Jean Silva de Oliveira, Universidade Católica de Brasília

Fisioterapeuta granduado pela Universidade Católica de Brasília. Brasília, Brasil

Neuza Moreira de Matos, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal - SESDF

Mestre em Gerontologia. Enfermeira da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Policlínica de Taguatinga. Brasília, Brasil

Thiara Dias Cafe Alves Mariano, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal - SESDF

Mestranda em Ciências da Reabilitação. Terapeuta Ocupacional na Policlínica de Taguatinga, Secretaria de  Estado de Saúde do Distrito Federal . Brasília, Brasil.

Vera Regina Cerceau, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal - SESDF

Mestranda em Ciências e Tecnologia em Saúde. Nutricionista na Policlínica de Taguatinga, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal . Brasília, Brasil.

Vitória Ruana do Vale Silva, Universidade Católica de Brasília

Graduanda em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. Brasília, Brasil

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Publicado

08.07.2022

Como Citar

1.
de Souza Schlosser A, Ferreira de Medeiros EF, Jean Silva de Oliveira J, Moreira de Matos N, Dias Cafe Alves Mariano T, Cerceau VR, do Vale Silva VR. Educação interprofissional: percepção de graduandos do Programa Educação pelo Trabalho para a Saúde/Interprofissionalidade . Com. Ciências Saúde [Internet]. 8º de julho de 2022 [citado 3º de maio de 2024];33(02). Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1157

Edição

Seção

Educação