Avaliação do impacto da formação de Técnicos em Saúde Bucal na rede pública de saúde no Estado de Minas Gerais

Autores

  • Lívia Guimarães Zina Universidade Federal de Minas Gerais
  • Erika L´úcia Almeida Portugal Universidade Federal de Minas Gerais
  • Jhonathan Silva Lopes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rafaela da Silveira Pinto Diretoria de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais
  • João André Tavares Álvares da Silva Diretoria de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais
  • Ludmila Brito Melo e Rocha Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG)

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v28i01.115

Palavras-chave:

educação em saúde bucal, saúde publica

Resumo

O objetivo deste projeto foi avaliar o impacto da formação de técnicos em saúde bucal (TSB) na rede pública de atenção à saúde em Minas Gerais/MG. Participaram deste estudo 194 egressos (taxa de resposta=81%). O curso de TSB é ofertado pela escola formadora do SUS do Estado de MG, que compõem a Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RetSUS), está organizado em módulos, na perspectiva do currículo integrado, e contempla todas as regiões ampliadas de saúde do Estado. De forma geral, a sua avaliação foi satisfatória, fazendo-se uma ressalva para as atividades práticas, que precisam ser revistas. Após a conclusão do curso, a inserção do egresso no mercado profissional, como TSB, foi muito pequena. Apenas 11% atuam como TSB, sendo que a maioria continua trabalhando como ASB (68%). Dentre as dificuldades encontradas para a sua inserção está a ausência de criação de cargos de TSB pelas prefeituras municipais. Apesar disso, os poucos egressos que ocupam o cargo de TSB estão inseridos nas equipes de saúde bucal da Estratégia Saúde da Família, conseguindo exercer as suas atribuições, em sua maioria, e consideram-se fundamentais para a melhoria dos serviços de saúde bucal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Guimarães Zina, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Odontologia Social e Preventiva – Faculdade de Odontologia – Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. Endereço: Avenida Antônio Carlos, 6627 - Pampulha CEP 31270-901 - BeloHorizonte/MG, Brasil.  Telefone: (31) 3409-2449

Referências

1. Martínez J, Martineau T. Rethinking human resources: an agenda for the millennium. Health Policy Plan. 1998; 13(4); 345-358.
2. Nogueira RP, Santana JP. Gestão de Recursos Humanos e Reformas do Setor Público: tendências e pressupostos para uma nova abordagem. Brasília: IPEA; 2000.
3. Ceccim RB, Feuerwerker LCM. O Quadrilátero da Formação para a Área da Saúde: Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social. Physis (Rio J.) 2004; 14(1): 41- 65.
4. Davini MC. Currículo integrado. 2009. Disponível em: <http://lagarto.ufs.br/uploads/
content_attach/path/11340/curriculo_integrado_0.pdf>. Acesso em: 20 out 2017.
5. Assunção AA, Machado AF, Araújo TM. Vulnerabilidades ocupacionais e percepção de saúde
em trabalhadores do SUS. Rev. bras. estud. Popul 2012; 29(1): 147-167.
6. Esposti CDD, Oliveira AE, Santos Neto ET, Zandonade E. O processo de trabalho do técnico em saúde bucal e suas relações com a equipe de saúde bucal na Região Metropolitana da Grande Vitória, Espírito Santo, Brasil. Saúde Soc 2012; 21(2): 372-385.

Downloads

Publicado

08.02.2018

Como Citar

1.
Zina LG, Portugal ELA, Lopes JS, Pinto R da S, Silva JAT Álvares da, Rocha LBM e. Avaliação do impacto da formação de Técnicos em Saúde Bucal na rede pública de saúde no Estado de Minas Gerais. Com. Ciências Saúde [Internet]. 8º de fevereiro de 2018 [citado 4º de maio de 2024];28(01):49-52. Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/115

Edição

Seção

Saúde Coletiva

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.