Educação em Saúde Bucal com plataformas digitais em tempos de COVID-19

relato de experiencia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v33i02.1104

Palavras-chave:

Educação em Saúde Bucal, Atenção Primária em Saúde, Serviços de Odontologia Escola, Covid-19, Educação Online

Resumo

 Introdução: A pandemia da COVID-19 impôs o isolamento social e causou um reordenamento da educação em todos os níveis e modalidades. Objetivo: Relatar uma experiência bem-sucedida de readaptação de ações em Educação e Promoção de Saúde Bucal realizadas remotamente em um município do Estado de Mato Grosso, por meio de plataformas digitais, como forma de reduzir os danos relacionados com a falta de orientação profissional presencial. Resultados: A experiência mostrou que as crianças se adaptaram ao modelo virtual e mantiveram-se motivadas a realizarem a higiene bucal. Não foi possível realizar a escovação supervisionada nas crianças pois os pais não aderiram às palestras realizadas de maneira virtual. Conclusão: Essa experiência permitiu verificar que atividades educacionais curtas e pontuais, realizadas de maneira virtual e síncrona, podem ser estratégias úteis para levar a Educação em Saúde Bucal para crianças, sobretudo em contextos de isolamento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Cristina Ribeiro Rodrigues, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Brasília

Cirurgiã-dentista na Estratégia da Saúde da Família da Secretaria de Saúde de Mato Grosso (SES/MT). Mestranda em Saúde da Família (PROFSAUDE- Polo Fiocruz- Brasília), Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Josué Miguel de Oliveira, Universidade de Brasília - UnB

Cirurgião-dentista e Mestrando do departamento de Odontologia, Escola de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

François Isnaldo Dias Caldeira, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Cirurgião-dentista e Mestrando do Departamento de Morfologia, Genética, Ortodontia e Odontopediatria, Faculdade de Odontologia de Araraquara, UNESP- Universidade Estadual Paulista (FOAr/UNESP), São Paulo, Brasil.

Aristides José da Silva Junior, Universidade Federal de Rondonópolis - UFR

Enfermeiro. Doutor em Educação. Docente do Mestrado Profissional em Saúde em Família da Universidade Federal de Rondonópolis (PROFSAUDE-UFR). Rondonópolis, MT, Brasil.

Kellen Cristina da Silva Gasque, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Brasília

Pesquisadora e Professora Doutora da Gerência Regional de Brasilia, Fundação Oswaldo Cruz, Brasilia, Distrito Federal, Brasil.

Referências

Pucca GA, Gabriel M, De Araujo MED, De Almeida FCS. Ten years of a national oral health policy in Brazil: Innovation, boldness, and numerous challenges. J Dent Res. 2015;94(10):1333–7. Doi: https://doi.org/10.1177/0022034515599979

Brasil. Ministério da Saúde. Pesquisa Nacional de Saúde Bucal - SB Brasil 2010 [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2012. p. 118. Available at: www.saude.gov.br/bvsLegislaçãoemSaúdewww.saude.gov.br/saudelegiswww.saude.gov.br/bvs

Brasil. Ministério da Saúde. Pesquisa Nacional de Saúde Bucal - SB Brasil 2003 [Internet]. 2004. p. 52. Available at: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/1720.pdf%5Cn%0Ahttp://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/131

Roncalli AG. Projeto SB Brasil 2010 - pesquisa nacional de saúde bucal revela importante redução da cárie dentária no país. Cad Saude Publica. 2011;27(1):4–5. Doi: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2011000100001

da Silva HCA, Espinosa MM, Moi GP, Ferreira MG. Dental caries and associated factors at age 12 in the brazilian midwest region in 2010: A cross-sectional study. Cienc e Saude Coletiva. 2020;25(10):3981–8. Doi: 10.1590/1413-812320202510.24732018

Wong A, Subar PE, Young DA. Dental Caries: An Update on Dental Trends and Therapy. Adv Pediatr [Internet]. 2017;64(1):307–30. Doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.yapd.2017.03.011

Oliveira RCN, Souza JGS, Oliveira C de C, Oliveira LFB de, Popoff DAV, Martins AME de BL, et al. Acesso a orientações de higiene bucal entre escolares da rede pública de ensino. Rev Odontol da UNESP. 2014;43(6):414–20. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.1042

Carvalho THL, Pinheiro NMS, Santos JMA dos, Costa LED, Queiroz FS, Nóbrega CBC. Estratégias de promoção de saúde para crianças em idade pré-escolar do município de Patos-PB. Rev Odontol da UNESP. 2013;42(6):426–31. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rounesp/a/SbrY8SjR99mJ3NRTxKR9N9z/?format=pdf&lang=pt

Wenczenovicz TJ. Distance Learning, Face To Face Difficulties: Perspectives in Times of Covid-19. Rev Ibero-Americana Estud Em Educ. 2020;15(4):1750–67. Doi:

http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13761

Purwanto E, Tannady H. The Factors Affecting Intention to Use Google Meet Amid Online Meeting Platforms Competition in Indonesia. Technol Reports Kansai Univ. 2020;62(06):2829–38. Disponível em: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/64029717/the-factors-affecting-intention-to-use-google-meet-amid-online-meeting-platforms-competition-in-indonesia-5f1d89ae576ab-with-cover-page

Cedeño-Escobar MR, Lucas-Flores YA, Ponce-Aguilar EE, Peredo-Alonzo VE. Classroom y Google Meet, como herramientas para fortalecer el proceso de enseñanza- aprendizaje. Polo del Conoc. 2020;5(07):388–405. Disponível em: https://redib.org/Record/oai_articulo2776332-classroom-y-google-meet-como-herramientas-para-fortalecer-el-proceso-de-ense%C3%B1anza-aprendizaje

Septantiningtyas N, Juhji J, Sutarman A, Rahman A, Sa’adah N, Nawisa. Implementation of Google Meet Application in the Learning of Basic Science in the Covid-19 Pandemic Period of Student Learning Interests. J Phys Conf Ser. 2021;1779(1). Doi:10.1088/1742-6596/1779/1/012068

Duarte M de Q, Santo MA da S, Lima CP, Giordani JP, Trentini CM. Covid-19 and the impacts on mental health: A sample from Rio Grande do Sul, Brazil. Cienc e Saude Coletiva [Internet]. 2020;25(9):3401–11. Doi: https://doi.org/10.1590/1413-81232020259.16472020

Guirado GM de P, Guirado VM de P, Oliveira E, Queiroz PE, Garcia R. Avaliação da qualidade de vida de trabalhadores antes e durante a pandemia de COVID-19 por meio do questionário SF-36. Rev Gestão em Sist Saúde [Internet]. 2021;10(1):84–105. Doi https://doi.org/10.5585/rgss.v10i1.17820.

Paiva ED, Silva LR da, Machado MED, Aguiar RCB de, Garcia KR da S, Acioly PGM. Child behavior during the social distancing in the COVID-19 pandemic. Rev Bras Enferm. 2021;74Suppl 1(Suppl 1):e20200762. Doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0762

Singh J, Gupta T, Sadana G, Gupta S, Mehra M. Awareness and application of behavior management techniques for paediatric dental patients by dental practitioners. J Adv Med Dent Scie Res [Internet]. 2020;8(1):184–6. Doi: 10.2174/1874210601509010455.

Coscrato G, Pina JC, Mello DF de. Utilização de atividades lúdicas na educação em saúde: uma revisão integrativa da literatura. Acta Paul Enferm. 2010;23(2):257–63. Doi: https://doi.org/10.1590/S0103-21002010000200017

Marlusia A, Bomfim A. Recurso lúdico no processo de educação em saúde em crianças de escolas públicas de Alagoas : relato de experiência. Interfaces - Rev extensão. 2015;3(1):117–21. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18969

Garcia PPNS, Nogueira I, Dovigo LN, Dotta EAV, Dovigo MRPN, Nassour EI da SC, et al. Educação em saúde: Efeito de um método de auto-instruçáo sobre os níveis de higiene oral em escolares. Pesqui Bras Odontopediatria Clin Integr. 2009;9(3):333–7. Doi: http://dx.doi.org/10.4034/1519.0501.2009.0093.0014

Laranjo E, Baptista S, Norton AA, Macedo AP, Andrade C De, Areias C. A cárie precoce da infância: uma atualização. Rev Port Med Geral e Fam. 2017;33(6):426–9. Doi: https://doi.org/10.32385/rpmgf.v33i6.12305

Garbin CAS, Rovida TAS, Garbin AJÍ, Arcieri RM, Souza NP de, Moimaz SAS. Saúde bucal e educação infantil: avaliação do desgaste e do acondicionamento de escovas dentárias utilizadas por pré-escolares. Rev Odontol UNESP. 2013;42(4):243–50. Disponível em : https://www.revodontolunesp.com.br/article/588019187f8c9d0a098b4f98

Sigaud C, Santos B, Costa P, Toriyama A. Promoção da higiene bucal de pré-escolares: efeitos de uma intervenção educativa lúdica. Rev Bras Enferm. 2016;70(3):545–51. Doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0237

Sales LNP, Nascimento, LS. do, Brandão, G AM., Magalhães, A. C. C. de, & Pontes, F. S. C. Educação à distância e o uso da tecnologia da informação para o ensino em odontologia: a percepção discente. Rev. Da ABENO. 2014; 12(2), 227–232. Doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v12i2.128

Grando CP, Salvago BM. Educação continuada pelo método de educação a distância em odontologia. Vol.7- Nº11 – jan.2015 Link: https://periodicosunimes.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/365

Santos LR. A Educação à distância e tecnologias de informação e comunicação: ferramenta complementar na odontologia Rev. Educ. Saúde. 2021; 9(1). Doi: http://dx.doi.org/10.37951/2358-9868.2021v9i1.p161-168

Downloads

Publicado

08.07.2022

Como Citar

1.
Cristina Ribeiro Rodrigues V, Miguel de Oliveira J, Isnaldo Dias Caldeira F, José da Silva Junior A, Cristina da Silva Gasque K. Educação em Saúde Bucal com plataformas digitais em tempos de COVID-19 : relato de experiencia. Com. Ciências Saúde [Internet]. 8º de julho de 2022 [citado 3º de maio de 2024];33(02). Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1104

Edição

Seção

Saúde Coletiva

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)