A experiência do Curso Avaliação em Saúde: uma proposta de formação a distância da ENSP/Fiocruz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v32i04.1072

Palavras-chave:

Formação Profissional em Saúde, Educação a Distância, Sistema Único de Saúde, Materiais Didáticos, Docência

Resumo

Objetivo: discutir as especificidades da formação em saúde na modalidade à distância, por meio da experiência da 4ª oferta do Curso Avaliação em Saúde, pós-graduação lato sensu, destacando como a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca busca atender às necessidades do campo da saúde. Métodos: foram eleitos momentos estratégicos da trajetória do Curso e analisados os instrumentos de avaliação respondidos por estudantes e tutores-docentes, tendo por base três eixos que refletem princípios pedagógicos do curso, com intuito de articular as vivências relatadas aos desafios teóricos e metodológicos da formação em saúde. Resultados: o artigo traz contribuições para o aprimoramento dos processos educativos apoiado em uma perspectiva de formação como processualidade e uma concepção ampliada de saúde podendo, assim, qualificar outros cursos na área da saúde realizados a distância. Conclusão: atender à qualidade de formação pretendida do Curso só foi possível por meio da gestão democrática dos processos de trabalho, tendo a participação como princípio epistemológico indispensável. Conclui-se que o processo educativo é vivo e, portanto, demanda aperfeiçoamento constante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henriette dos Santos, Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/Fiocruz

Mestre em educação e ciências em saúde/psicóloga. Fiocruz/ Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Paula Celestino de Almeida, Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/Fiocruz

Especialista em inovação e gestão em educação a distância/bióloga. Fiocruz/ Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Diogo Cesar Nunes, Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/Fiocruz

Doutor em psicologia social/professor. Fiocruz/ Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Maria Leonor de Macedo Soares Leal, Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/Fiocruz

Graduação em matemática/professora. Fiocruz/ Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Fabio de Faria Peres , Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/Fiocruz

Doutor em saúde pública/sociólogo. Fiocruz/ Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Referências

Rosado-Pinto P, Malta D, Mahomed Sidat M, Feuerwerker LCM, Fresta M, Hartz Z, et al. Formação de recursos humanos em saúde. Anais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical [Internet]. 2019 [cited 2021 Apr 4];18:17–24. Available from: https://doi.org/10.25761/anaisihmt.334

World Health Organization. Global strategy on human resources for health: Workforce 2030 [Internet]. 2016 [cited 2021 Mar 16]. Available from: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/250368/9789241511131-eng.pdf

World Health Organization. Increasing access to health workers in remote and rural areas through improved retention [Internet]. World Health Organization. 2010 [cited 2021 Mar 18]. Available from: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/44369/9789241564014_eng.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Figueiredo GO, Vermelho SC. Desafios para a qualidade da educação a distância: teoria crítica, processo de trabalho e interação social. EmRede - Revista De Educação a Distância [Internet]. 2017 [cited 2021 Mar 3];4(1):4–26. Available from: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/239

Rizzotto MLF, Gil CRR, Carvalho M de, Fonseca ALN, Santos MF. Força de trabalho e gestão do trabalho em saúde: revelações da avaliação externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica no Paraná. Saúde em Debate [Internet]. 2014 [cited 2021 Apr 4];38(special). Available from: https://doi.org/10.5935/0103-1104.2014S018

Carvalho M. Contribuições ao planejamento da força de trabalho em saúde para a atenção básica [Internet]. [Campinas]; 2012 [cited 2021 Mar 17]. Available from: https://repositorio.observatoriodocuidado.org/handle/handle/2165

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Projeto Político Pedagógico. Rio de Janeiro: ENSP/Fiocruz; 2014.

Mill D, Dias-Trindade S, Moreira JA. Subsídios para a Educação a Distância como campo investigativo. Revista EducaOnline [Internet]. 2019 [cited 2021 Mar 30];13(1):79–98. Available from: https://revistaeducaonline.eba.ufrj.br/edi%C3%A7%C3%B5es-anteriores/2019-1/subs%C3%ADdios-para-a-educa%C3%A7%C3%A3o-a-dist%C3%A2ncia-como-campo-investigativo

Mill D, Dias-Trindade S, Vieira AMDP. Educação a Distância: ensino, aprendizagem e inclusão. Revista Diálogo Educacional [Internet]. 2019 [cited 2021 Mar 25];19(60):1–13. Available from: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/24862/23272

Patto MHS. O ensino a distância e a falência da educação. Educação e Pesquisa [Internet]. 2013 Jun [cited 2021 Apr 13];39(2):303–18. Available from: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000200002

Freire MN, Torrez B, Ribeiro A. Formação em saúde e educação a distância: as escolhas desafiadoras de uma escola socialmente compromissada. EmRede - Revista de Educação a Distância [Internet]. 2017 [cited 2021 Mar 31];4(1):27–37. Available from: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/245

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância. Caderno do aluno: Curso avaliação em saúde. 2nd ed. Rio de Janeiro: CDEAD, ENSP, Fiocruz; 2019.

Chartier R. A história cultural entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL; 2002.

Burke P. O que é história cultural? 2nd ed. Rio de Janeiro: Zahar; 2008.

Fonseca TNL. História da educação e história cultural. In: Veiga CG, Fonseca TN de L, editors. História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica; 2003. p. 49–75.

Castanho SEM. Questões teórico-metodológicas de história cultural e educação. In: Lombardi JC, Casimiro APBS, Magalhães LDR, editors. História, cultura e educação. São Paulo: Autores Associados; 2006. p. 137–68.

Santos H, editor. Caderno do aluno: Curso de Avaliação em Saúde. Rio de Janeiro: EAD/ENSP; 2011.

Prado MEBB. A mediação pedagógica: suas relações e interdependências. In: XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE [Internet]. Brasília: UNB/UCB; 2006 [cited 2021 Mar 24]. Available from: https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/470/456

Valle L do, Bohadana EDB. Interação e interatividade: por uma reantropolização da EaD online. Educação & Sociedade [Internet]. 2012 Dec [cited 2021 Mar 28];33(121). Available from: https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000400003

Melo MSM, Silva MB, Coelho RDAA, Silva Neto JM. O papel da equipe multidisciplinar em cursos técnicos a distância (E-Tec/EAD/UFPA): reflexões e vivências. In: 24° CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância [Internet]. UFBA; 2018 [cited 2021 Apr 12]. Available from: http://www.abed.org.br/congresso2018/anais/trabalhos/6104.pdf

Struchiner M, Ricciardi RMV, Vetromille VP. O painel de especialistas no processo de apreciação analítica de sistemas hipermídia para o ensino de graduação. In: IV Congresso RIBIE [Internet]. Brasília; 1998 [cited 2021 Mar 29]. Available from: http://www.ufrgs.br/niee/eventos/RIBIE/1998/pdf/com_pos_dem/170.pdf

Moraes RA, Dias AC, Fiorentini LMR. As Tecnologias da Informação e Comunicação na educação: as perspectivas de Freire e Bakhtin. UNIrevista [Internet]. 2006 Jul [cited 2021 Apr 6];1(3):1–9. Available from: https://docplayer.com.br/5998175-As-tecnologias-da-informacao-e-comunicacao-na-educacao-as-perspectivas-de-freire-e-bakhtin.html

Saviani D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 32nd ed. Campinas: Autores Associados; 1999.

Mayer RE. Multimedia Learning. Cambridge: Cambridge University Press; 2009.

Scriven M. The Methodology of Evaluation [Internet]. Lafayette; 1966 Mar [cited 2021 Mar 28]. (Social Science Education Consortium). Report No.: 110. Available from: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED014001.pdf

Vilas Boas BM. Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafio. Linhas Críticas [Internet]. 2021 Dec 31 [cited 2021 Apr 11];12(22):75–90. Available from: https://doi.org/10.26512/lc.v12i22.3283

Mendes OM. Formação de professores e avaliação educacional: o que aprendem os estudantes das licenciaturas durante sua formação [Internet]. [São Paulo]; 2006 [cited 2021 Apr 13]. Available from: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21062007-095349/publico/TeseOlenirMariaMendes.pdf

Romão JE. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez; 2005.

Freire P. Política e educação: ensaios. São Paulo: Cortez; 2001.

Freire P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra; 1996.

Freire P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’Água; 2003.

Tardiff M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes; 2012.

Bicalho RNM, Oliveira MCSL de. O processo dialógico de construção do conhecimento em fóruns de discussão. Interface - Comunic, Saude, Educ [Internet]. 2012 [cited 2021 May 20];16(41):469–83. Available from: https://doi.org/10.1590/S1414-32832012005000028

Deslandes SF. Notas para elaboração de projetos de investigação científica e projetos de intervenção. In: Leitão CF, Santos H, editors. Curso de impactos da violência na saúde: caderno do aluno: orientações para o curso de especialização. Rio de Janeiro: EAD/ENSP; 2012. p. 80–104.

Almeida Filho N, Paim JS. La crisis de la salud pública y el movimiento de la salud colectiva en Latinoamérica. Cuadernos Médicos Sociales [Internet]. 1999 [cited 2021 May 6];40(75):5–30. Available from: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/6060/1/Paim%20JS%2c%20Almeida%20Filho%20N%201999.pdf

Downloads

Publicado

10.02.2022

Como Citar

1.
dos Santos H, Celestino de Almeida P, Nunes DC, de Macedo Soares Leal ML, de Faria Peres F. A experiência do Curso Avaliação em Saúde: uma proposta de formação a distância da ENSP/Fiocruz. Com. Ciências Saúde [Internet]. 10º de fevereiro de 2022 [citado 26º de abril de 2024];32(04). Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1072

Edição

Seção

Seção temática - Especialização em Avaliação em Saúde