Impactos no ensino de Biossegurança na Odontologia diante da COVID-19

Autores

  • Cláudia Batista Mélo Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Gabrieli Duarte Farias Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Amanda Pereira Ferraz Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Letícia Regina Marques Beserra Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Cassiane Pereira de Lucena Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Emily Vitória Duarte Lopes Centro Universitário Unifacisa
  • Ilda Khatania Pereira da Silva Cavalcante Centro Universitário de João Pessoa
  • Carmem Silvia Laureano Dalle Piagge Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v33i01.1043

Palavras-chave:

Biossegurança, COVID-19, Instituição de Ensino Superior, Odontologia

Resumo

Objetivo: investigar a oferta do componente curricular Biossegurança no curso de Odontologia em todas as Instituições de Ensino Superior do Brasil. Método: pesquisa documental, descritiva e quantitativa. O universo foi composto por 1.023 instituições e a amostra por 413. Resultados: Constatou-se que 41,9% ofertam o componente curricular Biossegurança, sendo 39% de forma obrigatória e 2,9% optativa. A maioria das matrizes curriculares ofertam a Biossegurança entre o primeiro e o terceiro período (75,3%), com carga horária entre 30 e 60 horas (83,7%), na modalidade teórica (55,4%) e 6% dispõem de mais de um componente curricular destinado exclusivamente ao ensino da Biossegurança. Obteve-se dados significativos (p=0,012) ao associar a categoria administrativa com a implementação do componente curricular Biossegurança durante a pandemia da COVID-19 e com o retorno presencial das aulas (p=0,009). Conclusão: Conclui-se que as instituições que disponibilizaram o componente curricular Biossegurança tiveram o retorno gradual às aulas práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Batista Mélo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Brasil

Gabrieli Duarte Farias, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduanda em Odontologia. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Brasil

Amanda Pereira Ferraz, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduanda em Odontologia. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Brasil

Letícia Regina Marques Beserra, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduanda em Odontologia. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Brasil

Cassiane Pereira de Lucena, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduanda em Odontologia. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Brasil

Emily Vitória Duarte Lopes, Centro Universitário Unifacisa

Graduanda em Odontologia. Centro Universitário Unifacisa. João Pessoa, Brasil.

Ilda Khatania Pereira da Silva Cavalcante, Centro Universitário de João Pessoa

Graduanda em Odontologia. Centro Universitário de João Pessoa. João Pessoa, Brasil

Carmem Silvia Laureano Dalle Piagge, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Odontóloga. Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Brasil

Referências

Pereira MEC, Silva PCT, Costa MAF, Jurberg C, Borba CM. A importância da abordagem contextual no ensino de biossegurança. Ciênc Saúde Colet. 2012; 17(6): 1643-1648. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000600027

Franco JB, Camargo AR, Peres MPSM. Cuidados Odontológicos na era do COVID-19: recomendações para procedimentos odontológicos e profissionais. Revista da APCD. 2020; 74(1): 18-21. Available from: https://site.crosp.org.br/uploads/arquivo/8b9e5bd8d0d5fd9cf5f79f81e6cb0e56.pdf

Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia. Distrito Federal: Portal do MEC, 2018. Available from: http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2019-pdf/111231-pces803-18/file

Orestes-Cardoso SM, Farias ABL, Pereira MRMG, Orestes-Cardoso AJ, Cunha Júnior IF. Acidentes perfurocortantes: prevalência e medidas profiláticas em alunos de odontologia. Rer bras saúde ocup. 2009; 34(119): 06-14. doi: https://doi.org/10.1590/S0303-76572009000100002

Conselho Federal de Odontologia (CFO). Recomendações para atendimentos odontológicos em tempos de Covid-19. 2020. Available from: http://website.cfo.org.br/wpcontent/uploads/2020/03/Material-CDsCoronavi%CC%81rus-CFO-1.pdf

Barros BFM, Rabêlo Junior PMS, Lima DM, Feitosa MAL, Costa CM, Côrrea NC, et al. Atendimento odontológico e medidas preventivas para a COVID-19. Braz J Health Rer. 2021; 4(3): 9677-9692. doi: doi: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n3-007

Machado GB, Kasper RH, Busato ALS, Vinholes J. Biossegurança e retorno das atividades em odontologia: aspectos relevantes para enfrentamento de COVID-19. Stomatos. 2020; 26(50): 1-16. doi: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n3-007

Lakatos EM, Marconi MA. Técnica de pesquisa. 6ª ed. 3ª Reimpressão. São Paulo: Atlas, 2009.

Brasil. Resolução Nº 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial da União. 07 abr. 2016. Seção I, p.44. Available from: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

Brasil. Ministério da Educação. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC. 2021. Available from: https://emec.mec.gov.br/emec/nova#

Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia. Distrito Federal: Portal do MEC, 2021. Available from: https://abeno.org.br/wp-content/uploads/2021/06/DCN-ODONTOLOGIA-2018.pdf

Tomo S, Boer NP, Correia TM, Silva WR, Lima DP, Cunha-Correia AS. Conhecimento de graduandos em Odontologia a respeito das normas de biossegurança. Arch. health invest. 2014; 3(4): 9-17. Available from: https://www.archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/789/1059

Lages SMR, Santos AFS, Silva Junior FF, Costa JG. Formação em odontologia: o papel das instituições de ensino na prevenção do acidente com exposição a material biológico. Cienc. Trab. 2015; 17(1): 182-187. Available from: https://scielo.conicyt.cl/pdf/cyt/v17n54/art05.pdf

Clemente SMPS, Farias ÍL, Sousa RPR, Sousa RPR. Atuação do Núcleo Universitário de Biossegurança na assistência e prevenção a acidentes perfurocortantes em odontologia: Relato de Experiência. In: Congresso Brasileiro de Ciências de Saúde. Anais do I CONBRACIS. Campina Grande, PB: 2016. Available from: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/18965

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE: orientações educacionais para a realização de aulas e atividades pedagógicas presenciais. CNE/CP Nº 11/2020 de julho de 2020. Brasília. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 03 ago. 2020. Seção I, p. 57. Available from: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/3264/parecer-cne-cp-n-11#:~:text=RETIFICA%C3%87%C3%83O%20PARECER%20CNE%2DCP%20N%C2%BA,pandemia%20da%20COVID%2D19%22.

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Nota da Diretoria Nacional do ANDES-SN: orçamento de 2021 sufoca ainda mais as universidades, IFES e CEFETS. Brasília. 30 abr. 2021. Available from: https://www.andes.org.br/conteudos/nota/nOTA-dA-dIRETORIA-nACIONAL-dO-aNDES-sN-oRCAMENTO-dE-2021-sUFOCA-aINDA-mAIS-aS-uNIVERSIDADES0

Xerez JE, Costa Neto H, Silva Júnior FL, Maia CA. Perfil de acadêmicos de odontologia sobre biossegurança. Rev Fac Odontol. 2012; 53(1): 11-15. doi: https://doi.org/10.22456/2177-0018.31231

Fortuna DBS, Silva LR, Santana JSS, Almeida ÉA, Borel EF, Fortuna JL. Biossegurança em quadrinhos: uso do jaleco em ambiente laboratorial. Braz J of Develop. 2020; 6(5): 31967-31984. doi: ttps://doi.org/10.34117/bjdv6n5-591

Centro Universitário Uninovafapi. Matriz curricular. 2018. Available from: https://assets.uninovafapi.edu.br/arquivos/old/arquivos_academicos/cursos/Odontologia1.pdf

Centro Universitário Uninovafapi. Matriz curricular. 2021. Available from: https://assets.uninovafapi.edu.br/arquivos/cursos/odontologia/arquivos/odonto-uninovafapi.pdf

Faculdade de Apucarana. Grade Curricular por Créditos e Status. 2019. Available from: http://www.fap.com.br/cursos/odontologia/matriz_curricular_odontologia_2019_1.pdf

Faculdade de Apucarana. Grade Curricular por Créditos e Status. 2020. Available from: http://www.fap.com.br/cursos/odontologia/MatrizODO2020_1.pdf

Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Odontologia. Fichas de disciplinas (versão 2020). Available from: http://www.fo.ufu.br/graduacao/odontologia/fichas-de-disciplinas-versao-2020

Piccoli A, Wermelinger M, Amâncio Filho A. O ensino de biossegurança em cursos técnicos em análises clínicas. Trab educ saúde. 2012; 10(2): 283-300. doi: https://doi.org/10.1590/S1981-77462012000200006

Ribeiro G, Pires DEP, Scherer MDA. Práticas de biossegurança no ensino técnico de enfermagem. Trab educ saúde. 2016; 14(3): 871-888. doi: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00019

Atas O, Yildirim TT. Evaluation of knowledge, attitudes, and clinical education of dental students about COVID-19 pandemic. PeerJ. 2020; 29(8): 1-15, 2020. doi: https://doi.org/10.7717/peerj.9575

Downloads

Publicado

25.03.2022

Como Citar

1.
Batista Mélo C, Duarte Farias G, Ferraz AP, Marques Beserra LR, Pereira de Lucena C, Duarte Lopes EV, Cavalcante IKP da S, Dalle Piagge CSL. Impactos no ensino de Biossegurança na Odontologia diante da COVID-19. Com. Ciências Saúde [Internet]. 25º de março de 2022 [citado 18º de abril de 2024];33(01). Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1043

Edição

Seção

Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)