Planejamento das disciplinas pelo docente fisioterapeuta de uma instituição pública do estado de Goiás, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v33i03.1013

Palavras-chave:

Ensino, Fisioterapia, Aulas, Planejamento de disciplinas

Resumo

Objetivo: avaliar o planejamento das disciplinas dos docentes fisioterapeutas de uma instituição pública do estado de Goiás, Brasil. Métodos: estudo transversal, descritivo, exploratório quantitativo. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado e enviado por e-mail. Resultados: a amostra foi de 23 participantes. Os docentes possuem autonomia e planejam as disciplinas que lecionam. Existe interdisciplinaridade e a carga horária na visão dos professores é adequada. Os métodos de ensino, recursos didáticos e instrumentos de avaliação variam entre clássicos e tecnológicos, teóricos e práticos. Os professores relatam conhecimento do Projeto Político Pedagógico. Conclusão: O perfil geral da atuação dos docentes indica que eles são os responsáveis pelo planejamento de sua disciplina e que o programa planejado é descentralizado, ou seja, variável e adaptado pelo docente a cada uma de suas turmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Leite Silva, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Acadêmico do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), UnU Goiânia - ESEFFEGO.

Jessé Castelo Souza Santana, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Acadêmico do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), UnU Goiânia - ESEFFEGO.

Clarice Fernandes Pimentel, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Acadêmico do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), UnU Goiânia - ESEFFEGO.

Heliny Alves dos Santos, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Acadêmico do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), UnU Goiânia - ESEFFEGO.

Hygor Willian de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Acadêmico do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), UnU Goiânia - ESEFFEGO.

Tássio Moreira Peres, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Acadêmico do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), UnU Goiânia - ESEFFEGO.

Franassis Barbosa de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Doutor em Ciências e Tecnologias em Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Docente nos Departamentos de Fisioterapia e Educação Física da Universidade Estadual de Goiás (UEG), UnU Goiânia - ESEFFEGO.

Referências

Hentges A, Antunes Mendes A, Souza Montágna A, Brenner de Moraes ML. O planejamento pedagógico: reflexões sobre a prática docente na formação inicial de professores. Rev Thema [Internet]. 2018;15(4):1531–7. Available at: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.1531-1537.1038

Pacca JLA. O Profissional de Educação e o Significado do Planejamento Escolar: Problemas dos Programas de Atualização [Internet]. Vol. 14, Revista Brasileira de Ensino de Física. 1992. p. 39–42. Available at: http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/vol14a07.pdf

Cury CRJ. Vinte Anos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) Twenty Years of the Brazilian Educational Law (LDBEN) Veinte años de la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (LDBEN). 1996;3–17.

Scarinci AL, Pacca JLA. O Planejamento Do Ensino Em Um Programa De Desenvolvimento Profissional Docente. Educ em Rev. 2015;31(2):253–79.

Brandenburg C, Barbosa A, Martins T. O Surgimento da Fisioterapia como Ciência. 2012; Available at: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/24859/1/2012_eve_cbrandenburg.pdf

Furtado Junior JM, Domingues RJ de S, Normando VMF. As motivações na inserção de fisioterapeutas na docência e o desenvolvimento de habilidades e competências para ensinar. Rev Prod Educ e Pesqui em Ensino [Internet]. 2018;2(1):45–60. Available at: http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1333

Cruz GB da. A prática docente no contexto da sala de aula frente às reformas curriculares. Educ em Rev. 2007;(29):191–205.

Santos ML, Perin CSB. A importância do planejamento de ensino para o bom desempenho do professor em sala de aula. Cadernos PDE [Internet]. 2013, 1(1):1-24. Available at: http://www.diaadiaeduacao.pr.gov.br

Badaró AFV, Guilhem D. Perfil sociodemográfico e profissional de fisioterapeutas e origem das suas concepções sobre ética. Fisioter em Mov [Internet]. 2011;24(3):445–54. Available at: https://doi.org/10.1590/S0103-51502011000300009

Edinson E, Altamiranda F. Artigo original Aspectos sociológicos da fisioterapia na saúde catarinense Sociological aspects of physical therapy in Santa Catarina health system. 2003;4(48):168–72. Available at: https://doi.org/10.33233/fb.v4i3.3019

Dibai Filho AV, Pontes JF, Nascimento MV, Gomes CAF de P, Rodrigues JE. Análise do perfil dos fisioterapeutas atuantes em unidades de terapia intensiva da cidade de Maceió/AL. Fisioter Bras. 2010;11(3):192–7.

Driusso P, Rett MT, Meirelles MCCC, Saldanha MES, Zanetti MRD, Ferreira CHJ. Perfil dos docentes e do conteúdo de disciplinas de Fisioterapia em Saúde da Mulher ministradas em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas no Brasil. Fisioter e Pesqui [Internet]. 2017;24(2):211–7. Available at: https://doi.org/10.1590/1809-2950/17495424022017

Sousa DS, Santana LS. Diversidade De Gênero No Atendimento Fisioterápico Em Ginecologia E Obstetrícia : Um Tabu a Ser Quebrado. Ciências Biológicas e Saúde Unit [Internet]. 2020;6(1):57–73. Available at: https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/7724/3867

Silva AA, Bittencourt NFN, Mendonça LM, Tirado MG, Sampaio RF, Fonseca ST. Análise do perfil, funções e habilidades do fisioterapeuta com atuação na área esportiva nas modalidades de futebol e voleibol no Brasil. Brazilian J Phys Ther [Internet]. 2011;15(3):219–26. Available at: https://doi.org/10.1590/S1413-35552011000300008

Fenili R, Gomes Correa CE, Barbosa L. Planejamento estratégico em saúde: ferramenta de gestão para o complexo de regulação em saúde. Rev Eletronica Gestão Saúde [Internet]. 2017;8(1):18. Available at: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5821299

Castro Paixão Santos LL de, Diniz-Pereira JE. Tentativas de padronização do currículo e da formação de professores no Brasil. Cad CEDES. 2016;36(100):281–300.

Hass CM, Nicida DP. Projeto Pedagógico Interdisciplinar Na E Para a Formação Do Fisioterapeuta: Dialogando Com As Diretrizes Curriculares. Rev Teor e Prática da Educ. 2009;12(1):17–24.

Oliveira RM de. Currículo Escolar: Um Conjunto de Conhecimentos para a Concretização de Objetivos Educacionais. Rev Científica Multidiscip Núcleo do Conhecimento [Internet]. 2017;5(8):52–73. Available at: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/curriculo-escolar

Gauer APM, Ferretti F, Teo CRPA, Ferraz L, Soares MCF. Ações de reorientação da formação profissional em fisioterapia: Enfoque sobre cenários de prática. Interface Commun Heal Educ [Internet]. 2018;22(65):565–76. Available at: https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0852

Araújo MV de, Barros D. Formação de professores, currículo e práticas pedagógicas no município de Aquiraz. Rev Científica Multidiscip Núcleo do Conhecimento [Internet]. 2019;6(5):56–201. Available at: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/pedagogia/praticas-pedagogicas

Borges KP. Competências para formação do fisioterapeuta no âmbito das diretrizes curriculares e promoção da saúde TT - Competences for the formation of physiotherapists within curricular guidelines and health promotion. Saude e pesqui [Internet]. 2018;11(2):347–58. Available at: http://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/6550%0Ahttp://fi-admin.bvsalud.org/document/view/gtb5z

Universidade Estadual de Goiás (UEG). Projeto pedagogíco do curso de fisioterapia. Goiânia-GO. 2016, 1(1): 1-204. Available at: https://cdn.ueg.edu.br

Diesel A, Baldez ALS, Martins SN. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema [Internet]. 2017, 14(1):268-288. Avaliable at: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.268-288.404

Downloads

Publicado

03.02.2023

Como Citar

1.
Leite Silva LH, Castelo Souza Santana J, Fernandes Pimentel C, Alves dos Santos H, Willian de Oliveira H, Moreira Peres T, Barbosa de Oliveira F. Planejamento das disciplinas pelo docente fisioterapeuta de uma instituição pública do estado de Goiás, Brasil. Com. Ciências Saúde [Internet]. 3º de fevereiro de 2023 [citado 18º de abril de 2024];33(03). Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1013

Edição

Seção

Educação