A importância da formação continuada para a gestão intersetorial no Programa Saúde na Escola

Autores

  • Luciana Sepúlveda Köptcke Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, Brasil.
  • Maria Regina Araújo de Vasconcelos Padrão Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, Brasil.
  • Felipe Medeiros Pereira Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v27i03.75

Palavras-chave:

formação continuada, intersetorialidade, Saúde, Educação, Programa Saúde na Escola

Resumo

Objetivo: Compreender os resultados obtidos com o “Curso de Aperfeiçoamento para planejamento e atuação intersetorial em promoção da saúde na escola”, ofertado pela Fiocruz Brasília, entre 2014 e 2015, a 25 profissionais envolvidos com o Programa Saúde na Escola, no Distrito Federal.
Metodologia: Descrição dos objetivos e etapas do curso; análise do processo de mobilização para a participação, das expectativas e das opiniões dos estudantes sobre cada módulo e sobre a proposta global.
Resultados: Foram capacitados profissionais da educação e da saúde para planejar, atuar e refletir sobre situações práticas da gestão intersetorial e colaborativa. As etapas da formação incluem a elaboração coletiva do projeto do curso, reunindo gestores locais, regionais e federais do Programa Saúde na Escola, a mobilização no território e a metodologia participativa em nove módulos temáticos. Participaram
pesquisadores e profissionais da saúde e da educação. Globalmente, o perfil do grupo foi feminino (92%), de nível superior completo (67%) e com atuação na saúde (70%). Os trabalhos finais apresentaram projetos coletivos de intervenção no território, com foco em ações voltadas para a busca de dados nas unidades de saúde e escolas, a ação educativa junto aos escolares, a formação permanente de profissionais da educação e da saúde nos espaços cotidianos de sua prática e o fortalecimento do Grupo de Trabalho Intersetorial, por meio de tecnologia de diálogo.
Conclusão: É importante buscar experiências de formação articuladas à prática profissional dos participantes e reunir trabalhadores da saúde e da educação.

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Referências

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Publicado

20.12.2017

Como Citar

1.
Köptcke LS, Padrão MRA de V, Pereira FM. A importância da formação continuada para a gestão intersetorial no Programa Saúde na Escola. Com. Ciências Saúde [Internet]. 20º de dezembro de 2017 [citado 29º de abril de 2024];27(03):211-22. Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/75

Edição

Seção

Saúde Coletiva