O acesso à Estratégia Saúde da Família na perspectiva dos usuários

Autores

  • Jéssica Almeida Aires Hospital Regional de Santa Maria
  • Tharsila Martins Rios da Silva Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal - SES-DF

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v30i04.529

Palavras-chave:

Acessibilidade aos serviços de saúde, Atenção Primária, Saúde da Família

Resumo

O acesso é fundamental para o cuidado de indivíduos e grupos sociais na Estratégia Saúde da Família. Objetivo: analisar o acesso dos usuários em duas equipes de Estratégia Saúde da Família da cidade de Samambaia – DF, na perspectiva dos usuários. Método: Estudo quantitativo, transversal e descritivo. As análises dos dados foram realizadas a partir da frequência simples e relativa de um questionário semiestruturado. Resultados: houve predominância do sexo feminino, 311 (87,9%), jovens 162 (45,5%), com ensino médio completo e renda de dois salários mínimos. A maioria não apontou dificuldades no acesso e relatou conhecimento sobre o direito à saúde. Conclusão: O estudo aponta a necessidade de organização dos serviços das equipes de Estratégia Saúde da Família para o alcance da universalidade e integralidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Almeida Aires, Hospital Regional de Santa Maria

Graduada em enfermagem pela Universidade Católica de Brasília. Enfermeira do Hospital Regional de Santa Maria - HRSM – SES/DF

Tharsila Martins Rios da Silva, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal - SES-DF

Mestre em Ciências da Saúde e Doutoranda em Enfermagem pela Universidade de São Paulo – USP. Professora na Universidade Católica de Brasília. Enfermeira da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal – SES/DF.

Referências

Morosine MVGC, Fonseca AF, Lima LD. Política Nacional de Atenção Básica 2017: retrocessos e riscos para o Sistema Único de Saúde. 116.ed. Rio de Janeiro: Saúde Debate; 2018.

Pinto LF, Giovanella L. Do Programa à Estratégia Saúde da Família: expansão do acesso e redução das internações por condições sensíveis à atenção básica (ICSAB). 23 ed. Rio de Janeiro: Ciência e Saúde Coletiva; 2018.

Amaral RC. Saúde da Família: A importância dos grupos operativos na promoção e assistência à saúde na área de abrangência da unidade básica de saúde Vitória II no município de Montes Claros. Belo Horizonte; 2018.

Pereira LHNR. Acesso Humanizado: uma proposta para unidade básica de Saúde. Belo Horizonte; 2017.

Reis V. Especial Abrasco sobre o aumento da mortalidade infantil e materna no Brasil. Rio de Janeiro: Abrasco; 2018.

Mendes A, Carnut L. Novo modelo de financiamento para qual Atenção Primária à Saúde? 8° Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em saúde. João Pessoa(PB):Abrasco; 2019.

Jaqueline CL, Alexandre MM, Neuber JS, Arturo AZZ, Olga AT. Estudo de base populacional sobre mortalidade infantil. Mato Grosso: ciência e saúde coletiva: 2017.

Brasil,Ministério da Saúde. Portaria Nº 2.436, de 21 de Setembro de 2017.

Miranda GMD, Mendes ACG, Silva ALA. O desafio da organização do Sistema Único de Saúde universal e resolutivo no pacto federativo brasileiro. 2. ed. São Paulo: Saúde e Sociedade; 2017.

Fernandes HCL. O acesso aos serviços e sua relação com a capacidade funcional e a fragilidade em idosos atendidos pela Estratégia Saúde da Família. Dissertação (Mestrado em Ciências). Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, p. 100. 2010.

Borde E, Álvarez MH, Porto MFS. Uma análise crítica da abordagem dos Determinantes Sociais da Saúde a partir da medicina social e saúde coletiva latino-americana. Saúde debate 106. ed., Rio de Janeiro, 2015.

Carneiro VSM, Adjunto RNP, Alves KAP. Saúde do homem: identificação e análise dos fatores relacionados à procura, ou não, dos serviços de atenção primária. Umuarama, Paraná: Arq. Ciênc. Saúde UNIPAR; 2019.

Corrêa DSRC, Moura AGOM, Souza HM, Quito MV, Gottems LBD, Versiane LM, Leuzzi S, Macinko JA. Movimentos de reforma do sistema de saúde do Distrito Federal: A conversão do modelo assistencial da Atenção Primária à Saúde.. Cien Saude Colet: periódico na internet; 2019.

Tesser CD, Norman AH, Vidal TB. Acesso ao cuidado na Atenção Primária à Saúde brasileira: situação, problemas e estratégias de superação. 1. ed. Rio de Janeiro: Saúde pública-saúde em debate; 2018.

Cirino S, Gonçalves LA, Gonçalves MB, Cursi ES. Modelo não linear de localização de instalações de serviços de saúde com indicador de acessibilidade incorporado. Santa Catarina: Cad. Saúde Pública; 2018.

Rocha SEM, Lima RCD et al. Concepções de qualidade do cuidado na Atenção Básica: a vocalização do usuário. 1. ed. Fortaleza-Brasil: 7° Congresso IBERO-Americano em Investigação Qualitativa em Saúde ciaiq; 2018.

Lima SAV et al. Elementos que influenciam o acesso à atenção primária na perspectiva dos profissionais e dos usuários de uma rede de serviços de saúde do Recife. 2. ed. Rio de Janeiro: Physis Revista de Saúde Coletiva; 2015.

Arruda CAM, Bosi, MLM. Satisfação de usuários da atenção primária à saúde: um estudo qualitativo no Nordeste do Brasil. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, 2017.

Gomide MFS, Pinto IC, Bulgarelli AF et al. A satisfação do usuário com a atenção primária à saúde: uma análise do acesso e acolhimento. 65. ed. Ribeirão Preto-SP: Comunicação Saúde Educação; 2017.

Downloads

Publicado

22.12.2020 — Atualizado em 05.03.2021

Versões

Como Citar

1.
Aires JA, Silva TMR da. O acesso à Estratégia Saúde da Família na perspectiva dos usuários. Com. Ciências Saúde [Internet]. 5º de março de 2021 [citado 26º de abril de 2024];30(04):45-53. Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/529

Edição

Seção

Saúde Coletiva