O uso off label de metilfenidato entre estudantes de medicina para aprimoramento do desempenho acadêmico

Autores

  • Jacqueline Elene de Faria Tolentino Escola Superior de Ciências da Saúde
  • José Paulo da Silva Netto Escola Superior de Ciências da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v30i01.396

Palavras-chave:

Estudantes de medicina. Metilfenidato. Automedicação. Psicotrópicos., Medical students. Methylphenidate. Self medication. Psychotropic Drugs

Resumo

Objetivo : identificar a frequência de uso do Metilfenidato pelos estudantes de medicina em uma Faculdade de Medicina em Brasília - Distrito Federal. Métodos: estudo observacional, analítico e transversal. Utilizou-se um questionário fechado, aplicado aos alunos da 1ª a 5ª série do curso de Medicina. Os dados foram tabulados e analisados no programa IBM SPSS 20.0. Utilizou-se o nível de significância α ≤ 0,05 e as variáveis nominais comparadas através do teste Qui-quadrado. Conclusão: é conhecido o abuso do uso do Metilfenidato entre os estudantes de medicina dessa faculdade com o objetivo de aperfeiçoar os resultados acadêmicos. Mais da metade tem acesso à droga sem a prescrição médica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Morton WA, Stock GG. Methylphenidate Abuse and Psychiatric Side Effects. Prim Care Companion J Clin Psychiatry [Internet]. 2000;02(05):159–64. Available from: http://article.psychiatrist.com/?ContentType=START&ID=10004435

Affonso R da S, Lima K silva, Oyama YM de O, Deuner MC, Garcia DR, Barboza LL, et al. O Uso Indiscriminado Do Cloridrato De metilfenidato Como Estimulante Por Estudantes Da Área Da Saúde Da Faculdade Anhanguera De Brasília (Fab). Infarma - Ciências Farm [Internet]. 2016;28(3):166–72. Available from: http://www.revistas.cff.org.br/?journal=infarma&page=article&op=view&path%5B%5D=1404%5Cnhttp://www.revistas.cff.org.br/?journal=infarma&page=article&op=download&path%5B%5D=1404&path%5B%5D=pdf

Jain R, Chang CC, Koto M, Geldenhuys A, Nichol R, Joubert G. Non-medical use of methylphenidate among medical students of the University of the Free State. South African J Psychiatry [Internet]. 2017;23:1–5. Available from: http://www.sajpsychiatry.org/index.php/sajp/article/view/1006

AGÊNCIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Prescrição e consumo de metilfenidato no Brasil: identificando riscos para o monitoramento e controle sanitário. SNGPC Bol Farm. 2012;2(2):1–14.

Bioci N, Comprimidos SA. Ritalina® (cloridrato de metilfenidato). Novartis Biociências SA Comprimidos 10 mg. Bula. 2012;

Willcutt EG. The Prevalence of DSM-IV Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder: A Meta-Analytic Review. Neurotherapeutics. 2012;9(3):490–9.

Feldens DG, Barboza RS, Martins BT, Fusaro LG, Dória MB. Desatenção, hiperatividade e impulsividade: reflexões críticas sobre o TDAH Palavras-chave. Interfaces Científicas. 2016;4(3):159–68.

Saúde O. Faculdades Adamantinenses Integradas ( FAI ) SHIRAKAWA , Dálize Mayumi ; TEJADA , Sérgio do Nascimento ; MARINHO , César Antonio Franco . Questões atuais no uso indiscriminado NO DO. 2012;46–53.

Leite E, Baldini N. Transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade e metilfenidato: uso necessário ou induzido? Rev Eletrônica Gestão Saúde, Univ Brasília. 2011;02:151–5.

Sánchez C, Ramos C, Díaz L. Attention-Deficit / Hyperactivity Disorder: prevalence of risk in the scholastic scope of the Canary islands. Actas Españolas Psiquiatr. 2014;42(4):169–75.

Zito JM, Safer DJ, DosReis S, Gardner JF, Boles M, Lynch F. Trends in the prescribing of psychotropic medications to preschoolers. J Am Med Assoc. 2000;283(8):1025–30.

Coelho L, Chaves E, Vasconcelos S, Fonteles M, De Sousa F, Viana G. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) na criança: aspectos beurobiológicos, diagnóstico e conduta terapêutica. Acta Med Port. 2010;23(4):689–96.

Susana C. Consumo de estimulantes cerebrais nos estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior. Universidade da Beira Interior; 2013.

Carneiro SG, Prado AST, Moura HC, Strapasson JF, Rabelo NF, Ribeiro TT, et al. O uso não prescrito de metilfenidato entre acadêmicos de Medicina. Cad UniFOA [Internet]. 2014;9(1):49–66. Available from: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/cadernos/article/viewFile/1112/998

Norman GRGR, Schmidt HG. Effectiveness of problem-based learning curricula: theory, practice and paper darts. Med Educ. 2016;50(8):793–7.

Pasquini NC. Uso De Metilfenido (Mfd) Por Estudantes Universitários Com Intuito De “Turbinar” O Cerebro. Rev Biol e Farmácia [Internet]. 2013;9(2):107–13. Available from: http://scholar.google.com/scholar?hl=en&btnG=Search&q=intitle:No+Title#0

Cruz TCSC, Junior EP de SB, Gama MLM, Maia LC de M, Filho MJX de M, Neto OM, et al. Uso não-prescrito de metilfenidato entre estudantes de medicina na Universidade Federal d Bahia. Bahia [Internet]. 2011;81(1):3–6. Available from: http://www.gmbahia.ufba.br/index.php/gmbahia/article/viewFile/1148/1082

Teter CJ, McCabe SE, LaGrange K, Cranford JA, Boyd CJ. Illicit use of specific prescription stimulants among college students: Prevalence, motives, and routes of administration. Pharmacotherapy. 2006;26(10):1501–10.

Babcock Q, Byrne T. Student perceptions of methylphenidate abuse at a public liberal arts college. Vol. 49, Journal of the American College Health Association. 2000. p. 143–5.

DeSantis A, Webb EM, Noar SM. Illicit use of prescription adhd medications on a college campus: A multimethodological approach. J Am Coll Heal. 2008;57(3):315–23.

Downloads

Publicado

31.10.2019 — Atualizado em 19.07.2020

Versões

Como Citar

1.
Tolentino JE de F, Netto JP da S. O uso off label de metilfenidato entre estudantes de medicina para aprimoramento do desempenho acadêmico. Com. Ciências Saúde [Internet]. 19º de julho de 2020 [citado 28º de março de 2024];30(01). Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/396

Edição

Seção

Educação