Aprimoramento do serviço de triagem por simulação realística na estratégia de saúde da família.

Autores

  • Tatiane Melo de Oliveira Escola Superior de Ciências da Saúde- ESCS
  • Luana Pequeno Vasconcelos Machado Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal - SES-DF
  • Yasmim Emanoelle de Paula Machado Escola Superior de Ciências da Saúde- ESCS
  • Filipe Ribeiro Martins Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS
  • Jacqueline Elene de Farias Tolentino Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS
  • Ricardo Del Negro Barroso Freitas Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v30i02.388

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Acolhimento, Medicina de Família e Comunidade, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: avaliar a execução do serviço de triagem de pacientes realizada na Clínica da Família de Nova Colina – Brasília, Brasil. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência produzido a partir da vivência de discentes do curso de Medicina na elaboração e execução de uma simulação realística com os servidores da Estratégia de Saúde da Família Nova Colina/ DF com base nas demandas de dúvidas dos funcionários da Clínica da Família sobre a triagem dos pacientes. Aplicaram-se questionários previamente à simulação para levantamento das demandas e posteriormente para avaliação do conhecimento. Após, houve distribuição de material de apoio. Conclusão: verificou-se que há deficiências técnicas e teóricas dos profissionais da Clínica da Família quanto ao atendimento de triagem preconizado pelo Ministério da Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Melo de Oliveira, Escola Superior de Ciências da Saúde- ESCS

Docente do programa de Integração Ensino Serviço e Comunidade da graduação de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde-ESCS.

Luana Pequeno Vasconcelos Machado, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal - SES-DF

Enfermeira preceptora do programa de Integração Ensino Serviço e Comunidade da graduação de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde-ESCS.

Filipe Ribeiro Martins, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

Estudante da graduação de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde-ESCS.

Jacqueline Elene de Farias Tolentino, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

Estudante da graduação de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde-ESCS.

Ricardo Del Negro Barroso Freitas, Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS

Estudante da graduação de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde-ESCS.

Referências

Garuzi M, Cecília M, Achitti DO, Sato CA, Alves S, Stella R. Acolhimento na Estratégia Saúde da Família: revisão integrativa. Rev Panam Salud Publica 2014 Feb; vol.35 n.2.

Costa A, Duro C, Lima M. Atividades do enfermeiro nos sistemas de triagem/classificação de risco nos serviços de urgência: revisão integrativa. Rev. Gaúcha Enferm 2012 Dec; 33(4):181–90.

Albino RM, Grosseman S, Riggenbach V. Classificação de risco : Uma necessidade inadiável em um serviço de emergência de qualidade. Arq Catarinenses de Med 2007; 36:70–5.

Ministério da Saúde. Acolhimento à demanda espontânea. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2011.

Ministério da Saúde. O trabalho do agente comunitário de saúde. Brasília-DF: Ministério da Saúde; 2009.

Ministério da Saúde. Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Diário Oficial da União 22 out.

De Melo T. Classificação de risco, triagem e/ou demanda espontânea na Atenção Primária à Saúde. Décimo segundo WONCA-World Rural Health Conference; 2014 July 2-5; Lisboa.

Faria R, Penna, C, Rezende G. Acolhimento: triagem ou estratégia para universalidade do acesso na atenção à saúde? Rev Mineira de Enf 2014; 18(4):815–22.

Ferreira C, Carvalho JM, Luís F, et al. Impacto da metodologia de simulação realística, enquanto tecnologia aplicada à educação nos cursos de saúde. [Apresentação no II STAES- Seminário de Tecnologias Aplicadas a Educação e a Saúde; 2015; Bahia, Brasil].

Gudrum R, James A. Apllication of theory to triage decision-making. Int Emerg Nurs 2013 Apr.; 21(2):97-102.

Landsberg G, et al . Análise de demanda em Medicina de Família no Brasil utilizando a Classificação Internacional de Atenção Primária. Ciênc. saúde coletiva 2012 Nov; 17 (11): 3025-3036.

Martinello D, Nicola G, Kerber N, Vaghetti H, Mendes D, Terra A, et al. A PRÁTICA DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO. ll Jornada Internacional de Enfermagem; 2012 May 29-31;Santa Maria, Brasil.

Silva V, et al. Morbidity in users of Family Health teams in the northeast of Minas Gerais based on the International Classification of Primary Care. Rev. bras. Epidemiol 2014 Dec; 17 (4): 954-967.

Souza C. A tomada de decisão do enfermeiro na classificação de risco: qual o embasamento teórico para a prática neste cenário de cuidado?. Rev Min Enferm. 2015 Abr/Jun; 19(2):9-13.

Torres R, Marques K, Leal K, Filho P. Principais motivos de consultas médicas em unidades de saúde da família do Recife, Brasil: um estudo transversal. Sao Paulo Med. J. 2015 Aug; 133 (4): 367-370.

Downloads

Publicado

29.08.2019 — Atualizado em 02.10.2020

Versões

Como Citar

1.
Melo de Oliveira T, Pequeno Vasconcelos Machado L, de Paula Machado YE, Ribeiro Martins F, de Farias Tolentino JE, Del Negro Barroso Freitas R. Aprimoramento do serviço de triagem por simulação realística na estratégia de saúde da família. Com. Ciências Saúde [Internet]. 2º de outubro de 2020 [citado 19º de abril de 2024];30(02). Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/388

Edição

Seção

Número Especial: Desafios da Inovação em Saúde