Perfil nutricional e clínico de pacientes idosos diabéticos internados em uma instituição de média complexidade da rede pública de saúde do Distrito Federal

Autores

  • Marcela Matos Magalhães de Azevedo ESCS

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v29i02.259

Resumo

Introdução:  O diabetes caracteriza-se por um grupo de doenças metabólicas que envolvem quadro hiperglicêmico. Em relação aos idosos, pode associar-se com mais ênfase às complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, comprometendo o padrão de vida do indivíduo.

Objetivos:  O objetivo do estudo foi analisar o estado nutricional, bem como traçar um breve perfil clínico geral de idosos diabéticos tipo 2 internados na clínica médica de um hospital público de média complexidade, localizado no Distrito Federal.

Métodos:  Foram consideradas as variáveis clínicas, antropométricas e as respectivas classificações disponíveis na Mini Avaliação Nutricional (MAN). Participaram da pesquisa 22 idosos, de ambos os sexos, com diagnóstico de DM tipo 2 há pelo menos 1 ano.

Resultados: O número de participantes do estudo foi maior entre os indivíduos do sexo feminino (68,18%) e a média de idade concentrou-se em 71,3 anos. O percentual encontrado para estado nutricional demonstrou que 45,45% dos participantes exibiu excesso de peso. Em relação às causas da internação, o diabetes não constava como causa principal em nenhum dos registros de prontuário. Do total de 22 idosos, 12 apresentaram fonte fidedigna no que concerne à determinação do tempo de diagnóstico, o qual permaneceu, em média, em 9,3 anos. Quanto ao tempo de internação, o período mínimo foi de 7 dias e o intervalo máximo, de 3 meses.      

Conclusão: O estudo mostrou que o sobrepeso foi o mais frequente principalmente entre os indivíduos do sexo masculino. A MAN foi sensível em avaliar risco nutricional nestes idosos com diabetes. Pode-se inferir também que, apesar de não constar como causa principal de internação, o diabetes descompensado está intimamente relacionado às causas primárias elencadas neste estudo, tais como alterações cardíacas, renais e cerebrovasculares. Contudo, mais estudos são necessários para validar esses achados incluindo maior número de idosos diabéticos, em diferentes cenários de atenção ao idoso, diferentes populações brasileiras e por meio de diferentes instrumentos avaliativos.

 

 Palavras-chave: idosos; diabetes tipo 2; perfil clínico; estado nutricional; antropometria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15.04.2019

Como Citar

1.
Matos Magalhães de Azevedo M. Perfil nutricional e clínico de pacientes idosos diabéticos internados em uma instituição de média complexidade da rede pública de saúde do Distrito Federal. Com. Ciências Saúde [Internet]. 15º de abril de 2019 [citado 23º de abril de 2024];29(02):81-92. Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/259

Edição

Seção

Clínica Assistencial