A experiência docente no uso da série televisiva Unidade Básica no processo ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v34i02.1488

Palavras-chave:

Mídia Audiovisual, Sistema Único de Saúde, Educação em saúde

Resumo

Introdução: As mídias audiovisuais, como as séries televisivas, são ferramentas fundamentais para o ensino na saúde. Objetivo: Analisar as percepções de docentes de cursos da área da saúde sobre o uso da série Unidade Básica – cujo enredo foca a atenção primária brasileira – no processo de ensino-aprendizagem. Métodos: Trata-se de pesquisa qualitativa que utiliza entrevistas semiestruturadas com posterior transcrição e análise dos dados segundo a técnica de análise de conteúdo. Foram realizadas 24 entrevistas com docentes de diversos cursos de graduação do país. Resultados: Ao serem questionados sobre sua experiência com a utilização do material, os docentes informaram que o seriado fomenta a discussão de questões próprias da atenção primária, aproximando o debate dos cenários de prática mais condizentes com o Sistema Único de Saúde. Conclusão: A série demonstrou ser potencializadora de aprendizagem, voltada para a construção de uma atitude reflexiva e crítica sobre a prática em saúde na atenção básica.

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Biografia do Autor

Helena Lemos Petta, Harvard School of Public Health

Médica e criadora da série televisiva Unidade Básica.

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Publicado

22.11.2023

Como Citar

1.
Franco Geraldo LC, Beloni Ferreira PL, Lemos Petta H, Vianna Dantas dos Santos D, Oliveira e Oliveira AL, Tainã Vieira de Souza D, Naves Conciani I, Stefanello S. A experiência docente no uso da série televisiva Unidade Básica no processo ensino-aprendizagem. Com. Ciências Saúde [Internet]. 22º de novembro de 2023 [citado 21º de abril de 2024];34(02). Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1488

Edição

Seção

Seção Temática - Mestrado ProfSaude