Oficina Verde: manejo de elementos da natureza na saúde mental

Autores

  • Carmelita Gomes Rodrigues Compp/Secretaria de Estado de Saúde-SES/DF

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v29iSuppl%201.146

Resumo

Introdução: A Oficina Verde é uma horta-jardim montada em uma unidade de saúde mental  para crianças e adolescentes do Distrito Federal, sob inspiração da Biofilia, que defende a inclinação natural dos seres humanos para amar todas as formas de vida e se beneficiar da proximidade com a Natureza.

Objetivo: Melhorar os atendimentos da Unidade, com a criação de área verde que propicie manejo da terra, de animais e plantas, e torne mais confortável e acolhedora a sala de espera.

Método: A Oficina Verde foi implantada a partir de parceria com a Emater-DF, Novacap e o Viveiro do Lago Norte, cada uma contribuindo conforme competência e disponibilidade próprias, e com a colaboração não remunerada de servidores do Compp.

Resultados: O projeto melhorou a ambiência, tem inspirado usuários do serviço a replicarem a ideia, propiciou a distribuição de informações, sementes e mudas, e influenciou mudança de hábito entre os servidores.

Conclusão: A criação de uma área cultivada em uma unidade de saúde mental trouxe muitos benefícios aos usuários e aos servidores e pode ser adotada em outros serviços públicos sem elevação de custos.

Palavras-chave: horticultura terapêutica, saúde mental, promoção da saúde

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30.08.2018

Como Citar

1.
Rodrigues CG. Oficina Verde: manejo de elementos da natureza na saúde mental. Com. Ciências Saúde [Internet]. 30º de agosto de 2018 [citado 27º de abril de 2024];29(1):62-4. Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/146