Produção científica multiprofissional: análise cientométrica das interações científicas entre docentes de um curso de Medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51723/ccs.v33i03.1295

Palavras-chave:

Educação Médica, Pesquisa Multidisciplinar, Educação em Saúde

Resumo

Objetivos: analisar a produção científica e a colaboração multiprofissional entre docentes de um curso de Medicina de uma instituição de ensino superior privada da cidade de Salvador, Bahia. Método: estudo cientométrico das produções científicas e colaborações multiprofissionais de 359 docentes do curso médico, a partir da verificação do Currículo Lattes presente na plataforma Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Resultado: oitenta e cinco professores (23,7%) foram incluídos no estudo por apresentarem Currículo Lattes atualizado (12 meses). Apesar de a maioria possuir pós-graduação stricto sensu (70,6%), os professores médicos apresentaram menor titulação (p<0,001) e produção científica (p=0,014) quando comparados aos docentes de outras formações. Ao analisarmos a colaboração multiprofissional, 25 professores (29,4%) apresentaram interações científicas. Conclusão: verificou-se um baixo envolvimento científico do corpo docente e uma discreta rede de colaboração endógena entre os professores pesquisadores do curso.

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Biografia do Autor

Quécia Hosana Fatel Brito, Universidade Salvador - UNIFACS

Estudante de Biomedicina, Universidade Salvador (UNIFACS), Salvador, Bahia, Brasil

Lara Helena da Visitação Galvão da Silva, Universidade Salvador - UNIFACS

Estudante de Biomedicina, Universidade Salvador (UNIFACS), Salvador, Bahia, Brasil

Lorena Rios de Melo, Universidade Salvador - UNIFACS

Estudante de Biomedicina, Universidade Salvador (UNIFACS), Salvador, Bahia, Brasil

Mariana Araújo-Pereira, Centro Universitário FTC - UniFTC

Doutoranda no Instituto Gonçalo Moniz (FIOCRUZ), Mestre em bioinformática pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Centro Universitário FTC (UniFTC), Salvador, Bahia, Brasil

Bruno Bezerril Andrade, Instituto Gonçalo Moniz - FIOCRUZ

Médico. Doutor pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Pesquisador do Instituto Gonçalo Moniz (FIOCRUZ), e professor do Centro Universitário FTC (UniFTC), Salvador, Bahia, Brasil

André Nogueira Nazar, Centro Universitário FTC (UniFTC)

Médico. Doutor em Medicina e Pesquisa Translacional pela Universidade de Barcelona, Espanha. Professor do Centro Universitário FTC (UniFTC), Salvador, Bahia, Brasil

Rodrigo Francisco de Jesus, Centro Universitário FTC (UniFTC)

Enfermeiro. Doutor em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Professor do Centro Universitário FTC (UniFTC), Salvador, Bahia, Brasil

Luiz Fernando Quintanilha, Centro Universitário FTC (UniFTC)

Biólogo. Doutor em Medicina (Radiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor e coordenador científico do Centro Universitário FTC (UniFTC) e professor da Universidade Salvador (UNIFACS). Salvador, Bahia, Brasil

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Publicado

10.02.2023

Como Citar

1.
Fatel Brito QH, Visitação Galvão da Silva LH da, Rios de Melo L, Araújo-Pereira M, Bezerril Andrade B, Nogueira Nazar A, de Jesus RF, Quintanilha LF. Produção científica multiprofissional: análise cientométrica das interações científicas entre docentes de um curso de Medicina. Com. Ciências Saúde [Internet]. 10º de fevereiro de 2023 [citado 18º de abril de 2024];33(03). Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1295

Edição

Seção

Educação