UNESCO lança Aliança Global de Plataformas de Comunicação Científica em Acesso

29.04.2019

A discussão sobre a ampla disseminação do conhecimento científico em todo o mundo alcançou um novo patamar depois que a UNESCO convidou as coordenadoras de 6 plataformas abertas de Comunicação Científica - AmeliCA, AJOL, Érudit, J-STAGE, OpenEdition e SciELO – para firmarem acordo de esforço mútuo.

A sessão da UNESCO ocorreu no âmbito do Fórum WSIS 2019 (Forum Mundial da Sociedade da Informação) em Genebra, quando ficou acordado a união de esforços para democratizar o conhecimento científico  seguindo uma abordagem multicultural, multitemática e multilíngue.

A chamada Aliança Global de Plataformas de Comunicação Científica em Acesso Aberto (Global Alliance of Open Access Scholarly Communication Platforms – GLOALL) foi, portanto, lançada com base no princípio de que o conhecimento científico e acadêmico é um bem público global essencial para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O cenário almejado para a Sociedade da Informação é que as pessoas tenham acesso imediato aos recursos de informação e comunicação, em idiomas e formatos que lhes convêm e intuitivos o suficiente para que as habilidades pessoais sejam adequadas para interpretar e utilizar tais informações.

A disseminação de conhecimento, de maneira interoperável e multilíngue é um desafio central para os Estados-Membro da UNESCO, motivo pelo qual a união de grandes plataformas em prol do mesmo objetivo representa um avanço considerável no aumento da visibilidade de periódicos menores e da globalização de conhecimentos, por vezes, sub-representados, e que poderiam salvar vidas.

Em curto prazo, o GLOALL irá gerar uma visão unificada para, na confiança mútua, compartilhar experiências, tecnologia e know-how que possam aprimorar e fomentar o desenvolvimento de ferramentas, conteúdos e práticas para o Acesso Aberto inclusivo.

 

SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE. Lançamento da Aliança Global de Plataformas de Comunicação Científica em Acesso Aberto para democratizar o conhecimento [Publicado originalmente no site da UNESCO em abril/2019] [online]. SciELO em Perspectiva, 2019 [viewed 29 April 2019]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2019/04/23/lancamento-da-alianca-global-de-plataformas-de-comunicacao-cientifica-em-acesso-aberto-para-democratizar-o-conhecimento-publicado-originalmente-no-site-da-unesco-em-abril-2019/