Dica de artigo - Dia Internacional da Mulher

08.03.2021

Em 2020, a Revista CCS publicou duas edições com artigos oriundos dos Programas de Mestrados Profissionais em Saúde de todo Brasil!

Um desses trabalhos acaba de ser recomendado pela Defensoria Pública do Estado da Bahia  – DPE/BA, como proposta de cuidado, no encontro do Grupo de Estudos e Pesquisa População de Rua e Direitos Humanos – GE Pop Rua realizado virtualmente no dia 22/02/21.
 
Aproveitando a  recomendação e a Semana da Mulher, a dica de artigo dessa semana é resultado da dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS:

Fluxograma do cuidado da(o) enfermeira(o) à gestante em situação de rua

As mulheres que gestam nas ruas estão expostas ao mundo de violências e violações, com ausências, direitos negados e assistência não prestada, mesmo com demandas de saúde importantes e específicas, já que a maioria são consideradas gestantes de alto risco.

O estudo teve como objetivo apresentar novo itinerário para o cuidado de gestantes em situações de rua, para viabilizar o atendimento em aspectos que variam desde o acolhimento até a garantia da continuidade dos serviços na rede, não apenas de saúde, mas também daqueles que irão garantir direitos sociais e de cidadania.

Essa proposta aponta caminhos para repensar o cuidado, o qual deve ser compreensivo e sensível, na perspectiva da garantia ao acesso a assistência pré-natal de qualidade, em aspectos que vão desde o acolhimento até a garantia da continuidade do cuidado.  

💡  Quem sabe esse modelo pode também fazer parte das políticas públicas de sua cidade? 

 

Expediente: Claudia Cardoso / Luciano de Paula Camilo