Abertas as inscrições para 39º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica do CNPq

27.02.2019

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico –CNPq divulgou a abertura das inscrições para a 39° edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica.

                                                 

 

Prêmio José Reis, criado em 1978, tem objetivo revelar e reconhecer talentos que contribuem para divulgação científica no Brasil e recebeu esse nome em homenagem ao médico, jornalista, educador e um dos fundadores da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

 Em 2018 a categoria temática da premiação foi "Instituição e Veículo de Comunicação", cujo vencedor foi o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá pelo ineditismo mesmo após duas décadas de existência; inclusão social e inserção em um contexto de menor acesso a iniciativas de divulgação científica.

Para 2019, a categoria selecionada foi "Pesquisador ou Escritor", que tenha contribuído significativa e socialmente como divulgador da Ciência, Tecnologia, Inovação para o grande público.

Os interessados deverão enviar a ficha de inscrição disponível no site do Prêmio (http://premios.cnpq.br/), com o Currículo Lattes atualizado, justificativa que evidencie a contribuição à divulgação e popularização científica, além do portfólio, até dia 22 de abril! A inscrição também poderá ser realizada por indicação de dirigentes de entidades públicas e privadas.

A seleção dos trabalhos é realizada por uma comissão julgadora, composta por seis membros, dos quais três são indicados pelo CNPq e outros três pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O vencedor receberá R$ 20 mil, diploma e cobertura de custas para viagem para participar da 71ª Reunião Anual da SBPC, que acontecerá em julho/2019, em Campo Grande (MS).

Acesse o Regulamento e portal do CNPq.

Redação: Luísa Peters

Fonte: CNPQ