ABEC Meeting 2019 reúne editores, revisores e bibliotecários para discutir os desafios da publicação científica

30.09.2019

A revista Comunicação em Ciências da Saúde – CCS, filiada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), participou do ABEC Meeting 2019, representada pelo seu Editor Executivo, Luciano de Paula Camilo, nos dias 17 a 20 de setembro.

O evento reuniu mais de 200 participantes, entre editores, revisores e bibliotecários, além de profissionais do mercado editorial e de publicação científica, os quais tiveram a oportunidade de discutir e aprender sobre vários temas, através de verdadeira imersão, na cidade de Fortaleza/CE.

               

 A ABEC promove o evento anualmente e elegeu o tema “Desafios dos editores para a ciência aberta” para ser debatido através de painéis e palestras, a começar pelos fundamentos da editoração científica até tópicos mais avançados em reflexo ao cenário internacional.

As palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas e rodas de conversa foram ministradas em um ambiente de intercâmbio de experiências e conhecimento, incluindo a divulgação das melhores práticas editoriais internacionais e as ferramentas mais utilizadas a fim de contribuir de maneira efetiva com a formação dos participantes do evento.

Abertura - o presidente da ABEC, Rui Seabra Ferreira Júnior, em sua fala inaugural destacou o papel da entidade no aperfeiçoamento dos periódicos científicos do Brasil por meio de políticas que visam o avanço da ciência brasileira, no que tange a produção, divulgação e internacionalização dos periódicos.

Para o Editor da CCS, a participação no evento se faz imperiosa para a constante qualificação do periódico, já que as discussões evidenciam novas ferramentas e perspectivas que podem ser filtradas e aplicadas à realidade da publicação da ESCS.

A programação completa, com todos os detalhes, pode ser acessada no site da ABEC , incluindo a íntegra do evento disponível no canal da ABEC no Youtube.

 

Por Luísa Peters - CPECC/ESCS